Sindicato dos Bancários da Bahia reprova plano de demissões do BB

Polêmicas, medidas foram anunciadas no dia 11 deste mês e fizeram André Brandão balançar no cargo

Por Redação
22/01/2021 às 16h32
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O Conselho de Administração do Banco do Brasil (BB) aprovou em ata, na última quinta-feira (21), o apoio às medidas de reestruturação adotadas pela estatal e ao presidente da instituição, André Brandão.

O grupo é formado por oito executivos, entre eles Brandão e o secretário da Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues Júnior. As informações são da revista Exame.

"O BB sabe que a automação, a incorporação de tecnologia de informação e a super digitalização dos processos são inexoráveis no setor financeiro, sendo dever da instituição ter um quadro funcional capacitado, bem treinado e motivado, e com um custo compatível com seus concorrentes privados", afirmam os conselheiros na ata, aprovada por unanimidade

No dia 11 deste mês, o BB lançou um plano de demissões voluntárias - com expectativa de desligar até 5 mil servidores - e o fechamento de 361 unidades, entre as quais 112 agências.

Os planos de demissão do BB já cortaram quase 17,5 mil funcionários em cinco anos, segundo a estatal.

O anúncio de novo programa só não gerou a troca do comando no banco porque o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, interviram.

Críticas à reestruturação

Em perspectiva nacional, parlamentares criticaram à medida junto ao presidente Jair Bolsonaro em meio às negociações das eleições da mesa diretora do Legislativo.

Questionamentos acerca do plano de reestruturação do BB também são feitos pelo presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, o vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB).

Ele participou, na última quinta, de uma reunião com o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), (leia aqui) para discutir o possível aumento no desemprego da cidade provocado pela reestruturação do banco.