Governo da Bahia vai ingressar no STF com pedido para comprar vacina russa

Anúncio foi feito pelo governador da Bahia, Rui Costa, nesta sexta-feira (15)

Por Yuri Abreu
15/01/2021 às 11h01
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Governo da Bahia, através da Procuradoria Geral do Estado (PGE), vai ingressar, nesta sexta-feira (15), com uma ação em caráter liminar, no Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando a compra da vacina russa Sputinik V, para o combate ao coronavírus.

O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa (PT), também no dia de hoje, durante a entrega de 104 unidades habitacionais na Baixa do Soronha, no bairro de Itapuã, em Salvador.

"Estamos ingressando ainda hoje no stf para pedir uma decisão lininar para efetivar compra da vacina Sputinik. Temos um contrato de prioridade e podemos colocar a vacina à disposição da população em poucos dias. Espero decisão mais breve possível do stf", afirmou Rui Costa. 

Sem prazo

No evento, o petista afirmou que não iria determinar data para o início da imunização em todo o estado, justamente porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)  ainda não liberou a utilização emegencial da vacina. Além disso, o fato não saber a quantidade da vacina que vai chegar, faz com que a decisão ainda nõa tenha como ser tomada.

"Não vou determinar prazo de início para a vacinação. Mas, vamos dizer quem deve comparecer ao posto de saúde, até para evitar que multidão se contamine na frente dos postos de saúde. Não vai ter vacina pra todo mundo. Primeiro, serão vacinas as pessoas que trabalham nas unidades de saúde, quem está mais exposto à doença. Também serão imunizadas os trabalhadores da segurança pública e pessoas acima de 75 anos. Mas, tudo vai depender da quantidade de vacinas. Temos de nos organizar primeiro e depois divulgar", disse o governador.