Funcionários de limpeza urbana paralisam atividades por 24 horas em Salvador

Trabalhadores cobram melhores condições de trabalho e pagamento de salários

Por Yuri Abreu
14/01/2021 às 12h26
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/Secom PMS
Foto: Divulgação/Secom PMS

Funcionários de limpeza urbana da capital baiana que atuam nas regiões do Comércio, Cidade Baixa e Bonfim realizam, nesta quinta-feira (14), uma paralisação de 24 horas.

O grupo cobra melhores condições de trabalho, além do pagamento de salários e direitos trabalhistas. Ainda de acordo com eles, a falta de diálogo e negociações junto à Prefeitura de Salvador terima feito com que eles cruzassem os braços.

"Não temos como controlar a revolta de quem tem meses sem receber direitos e salários. Tem gente ainda devendo férias do Natal e do Réveillon, isso é inadmissível. Tentamos negociações, falamos da importância do serviço durante a pandemia, mas temos que entender também a situação do trabalhador e da trabalhadora. Arriscar a vida nas ruas sem garantia de direitos e sem receber vencimentos é uma condição muito difícil", afirmou o vereador Suíca (PT), que estabeleceu um diálogo com o grupo de manifestantes. Ainda segundo o edil, eles não descartam a realização de uma greve".

Para a coordenadora-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública do Estado da Bahia (Sindilimp-BA), Ana Angélica Rabello, o processo de negociação com a gestão municipal está travado.

Ela se queixa que, além do não pagamentos de direitos e divisão de lucros, a Prefeitura não estaria disposta a dar aumento aos profissionais. 

"Está, cada vez mais, difícil segurar a revolta do pai e mãe de família. Em Salvador, já fizemos de tudo para retomar as negociações com as empresas e com a Limpurb, mas não conseguimos avançar, por isso a paralisação", completa Ana.

*Com informações do site Informe Baiano.