PP retira candidatura de Niltinho e Adolfo Menezes será candidato do governo na AL-BA

Conforme o documento, a opção de marchar com Menezes foi pelo compromisso de manter a unidade na base governista.  

Por Redação
14/01/2021 às 11h44
  • Compartilhe
Foto: Divulgação / AL-BA
Foto: Divulgação / AL-BA

O Progressistas tira candidatura do deputado estadual Niltinho e decla apoio ao nome de Adolfo Menezes (PSD) para Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (14). 

A decisão põe fim à disputa travada pela sigla com o PSD pelo comando da Casa, que mobilizou o governador Rui Costa e a base aliada nos últimos dias devido ao temor de um racha entre os partidos, os maiores do grupo que apoia o governo estadual. Na nota encaminhada pelo partido, o presidente do PP, o vice-governador João Leão, agradece ao governador pelo 'esforço em buscar uma solução capaz de evitar uma disputa entre os partidos aliados' e ressalta que 'irá acompanhar a posição do governador e apoiar a chapa presidida pelo deputado Adolfo Menezes (PSD)".

Conforme o documento, a opção de marchar com Menezes foi pelo compromisso de manter a unidade na base governista.  No comunicado, a sigla destacou também que a opção de Rui foi pela candidatura adversária.

O partido afirmou também sempre ter defendido a "repactuação" do acordo liderado por Rui em dezembro do 2018, pelo qual o atual presidente Nelson Leal (Progressistas) comandaria a AL-BA no biênio 2019-2020, enquanto Menezes lideraria a Casa no período 2021-2022.
 
Para o partido, a mudança no pacto seria uma forma de "preservar o equilíbrio dentro da base", já que o PT possui uma vaga no Senado e o governador do estado; o PSD, dois senadores; e o PP, a vice-governadoria e a AL-BA. Com Menezes, o PSD passaria a ter mais um posto chave na correlação de forças da política baiana.