Mercado de segunda mão se apresenta como uma das tendências mais forte da moda

Ultrapassando o Fast Fashion, o Second Hand se destaca no cenário atual no mundo

Por Redação
14/01/2021 às 10h50
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pensar em sustentabilidade é de extrema importância nos dias atuais. Este exercício pode ser empregado em diversas vertentes e uma delas é a moda, com o uso de roupas de segunda mão. Pesquisas apontam que este mercado nos Estados Unidos está projetando para mais do que triplicar de valor nos próximos 10 anos - de 28 bilhões de dólares em 2019 para 80 bilhões em 2029.  

Em 2020, as roupas de segunda mão expandiram 21 vezes mais rápido do que o comércio de roupas convencional. No Brasil, o fenômeno também provou sua aceitação no mercado e já é aposta inclusive de grandes players, como o grupo Arezzo. A companhia já havia informado seu interesse nesse mercado, considerando que os calçados usados da Arezzo são comumente encontrados em sites de recommerce, como estão sendo chamados. 

Quem está animada com esta projeção é a fundadora e CEO da Buy My Dress, primeira plataforma de compra e venda de vestidos second hand do Brasil, Carol Esteve. "Pesquisas apontam que o mercado de segunda mão vai crescer 5x mais, estamos em uma fase de quebra de tabus. Mas cada vez mais, é notável o impacto positivo tanto sustentável, quanto financeiro desse tipo de consumo. A pandemia mudou o comportamento dos consumidores, as pessoas estão atentas ao uso dos nossos recursos naturais e a moda é um dos que mais fazem utilização deles" explica a empresária. 

 A fabricação de novas roupas aumenta a emissão de CO2, além de deixar cada vez mais escassas as matérias-primas retiradas do meio ambiente. "Aos poucos, o second hand vai conquistando um espaço importante no mercado. Ao dar uma nova chance aquele vestido que está parado no guarda-roupa, conseguimos diminuir muito o impacto no meio ambiente", finaliza Carol. 

A dica da coluna também é você visitar o brechó mais perto de sua casa. E possível fazer garimpos incríveis, economizar muito e cuidar do meio ambiente também.