Bolsonaro avalia demitir presidente do Banco do Brasil

André Brandão assumiu o BB em setembro, em substituição a Rubem Novaes

Por Jones Araújo
13/01/2021 às 23h00
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O presidente do Banco do Brasil (BB), André Brandão, pode ser demitido pelo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido). As informações preliminares apontam que o chefe do Executivo decidiu exonerá-lo pelo desgaste provocado com o anúncio do fechamento de 112 agências do BB e desligamento de 5 mil funcionários.

Caso a desição seja efetivada, André pode deixar o cargo menos de quatro meses após a posse. Segundo o jornal Estadão, o anúncio foi considerado inoportuno neste momento em que o Palácio do Planalto negocia apoio para os comandos da Câmara e do Senado. O ministro da Economia, Paulo Guedes, gosta de Brandão e tenta fazer Bolsonaro desistir da ideia.

Entre assessores do governo, a avaliação é que ele tem boa avaliação no mercado, mas não levou em conta a "dimensão política" de medidas envolvendo o Banco do Brasil. A equipe econômica tenta conter a irritação do presidente para manter Brandão no cargo.

André Brandão assumiu o BB em setembro, substituindo Rubem Novaes, que pediu demissão em julho de 2020, e ocupava o posto desde o início do governo Bolsonaro.