Festa do Bonfim não terá tradicional alvorada de fogos em respeito a pacientes com Covid-19

Padre Edson Menezes reforça pedido para que os fieis acompanhem celebrações pela internet; devoto e integrante da irmandade, Uellington Ramos mantém a esperança de que tudo vai melhorar

Por Francisco Artur
13/01/2021 às 21h20
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Além do cancelamento da lavagem das escadarias da igreja e de eventos que possam causar aglomeração de fiéis nesta quinta-feira (14), a festa do Bonfim não contará com a tradicional alvorada de fogos de artifício.

Segundo o reitor da Basílica do Bonfim, padre Edson Menezes, a opção por não soltar fogos durante a celebração se deu como símbolo de respeito aos pacientes em tratamento de Covid-19, internados no  Hospital Sagrada Família, que fica próximo à igreja.  

"São sinais para mostrarmos nossa preocupação e solidariedade às pessoas que estão sofrendo neste momento", disse padre Edson, reforçando seu pedido para que a população demonstre sua fé em casa.

"Deus ajuda, mas precisamos fazer nossa parte sempre. No momento, o que temos de fazer é usar máscara, evitar aglomeração e higienizar as mãos", acrescentou.

Cortejo nos canais virtuais 

Por meio dos canais no YouTube (veja aqui) e das redes sociais da Basílica do Bonfim (veja aqui), o devoto poderá acompanhar os rituais religiosos sem sair de casa.

A imagem do Senhor do Bonfim sairá da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, na Vitória, às 8h desta quinta-feira (14). Em um carro, seguirá pela Avenida Sete de Setembro até o Terreiro de Jesus, no Pelourinho.

Do Centro Histórico, segue pela Rua Carlos Gomes e desce a Avenida Lafayete Coutinho (Contorno). Do Comércio, segue até a Colina Sagrada passando pelas avenidas Jequitaia, Fernandes da Cunha e Dendezeiros.

Após o percurso, por volta de 10h, o padre Edson Menezes dará a bênção aos fiéis por meio de transmissão online.

Também estão previstas duas missas na Basílica: uma às 7h20 e outra às 17h. 

 

Fé e solidariedade

Devoto de Senhor do Bonfim, o técnico de operações Uellington Ramos faz parte do quadro de funcionários que organiza a paróquia para a festa.

Ele afirmou que está fazendo os últimos ajustes para a imagem do Senhor do Bonfim percorrer os bairros de Salvador. Na festa deste ano, Uellington relata um sentimento de tristeza por causa das perdas causadas pela pandemia de Covid-19.

"É preciso acolher todos aqueles que estão sentindo a dor da perda, da partida neste momento, além de ser caridoso um com outro. Com certeza, é um sentimento de tristeza, mas de muita fé de que as coisas podem melhorar", definiu.  

 

Estacionamento na Colina Sagrada

Durante toda a quinta-feira estará proibido o estacionamento de veículos nas vagas de Zona Azul que ficam na Colina Sagrada, na Ladeira do Bonfim, no Largo do Bonfim, na Baixa do Bonfim e na Rua Teodósio Rodrigues de Faria.

Apesar de não ser estimulado fluxo de pessoas, a operação especial para festa prevê a disposição de 40 agentes de trânsito em 15 viaturas e em dez motocicletas.

Oitenta agentes da Guarda Civil Municipal auxiliarão a Transalvador na operação e também na fiscalização realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) para coibir atuação do comércio informal.

Os guardas ainda estarão dispostos na área dos festejos para conter aglomerações.