Startup japonesa apresenta relógio que mede glicemia sem precisar de picadas

Segundo a empresa Quantum Operation Inc., os dados podem ser compartilhados com familiares e com a equipe de saúde que acompanha o paciente

Por Redação
13/01/2021 às 17h24
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/Quantum
Foto: Divulgação/Quantum

Uma das apresentações da feira de tecnologia CES - Consumer Electronics Show, que acontece anualmente em Las Vegas, nos Estados Unidos, a startup japonesa Quantum Operation Inc. trouxe o protótipo de um sonho de consumo esperado há muito tempo por pessoas com diabetes.

Trata-se de uma espécie de smart watch (relógio inteligente) que possui um espectrômetro patenteado por eles e que consegue medir a glicose no sangue através da pele. Tudo sem dor ou picada.

A sacada da Quantum Operation Inc. é a Raman Espectroscopia, que é a leitura da interação da luz emitida pelo relógio com diversas ligações químicas.

Isto passa por um algoritmo que consegue determinar o valor da glicose no sangue em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Segundo a empresa japonesa, os dados podem ser compartilhados com familiares e com a equipe de saúde que acompanha o paciente. O smart watch também é capaz de analisar o eletrocardiograma e a saturação de oxigênio no sangue (importante nessa fase de pandemia por Covid-19).

Até o momento, porém, não foram mostrados dados com relação a precisão dos valores de glicose, nem previsão de lançamento no mercado e valores do produto.