Ministério da Saúde estuda fazer evento para celebrar início da vacinação contra Covid-19

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, vem enfrentando críticas por não dar uma previsão exata para o início da imunização

Por Redação
13/01/2021 às 16h52
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Um evento que marque o início da imunização contra a covid-19 está sendo estudado pelo Ministério da Saúde. A proposta inicial é que seja realizado na terça-feira (19) no Palácio do Planalto, com a presença de governadores. Segundo a Folha de S. Paulo, a agenda, no entanto, ainda não foi confirmada. A ideia é aproveitar o ato para vacinar um idoso e um profissional de saúde.

O motivo da escolha da data se deu após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informar que deve decidir no domingo sobre a liberação para uso emergencial de vacinas contra o coronavírus. Dois pedidos estão sendo analisados para esse aval. O primeiro foi feito pelo Instituto Butantan, para o uso de 6 milhões de doses da vacina Coronavac que foram importadas da China ainda no ano passado. Já o segundo pedido foi feito pela Fiocruz, que pede autorização para uso de 2 milhões de doses da chamada vacina de Oxford, previstas para serem importadas da Índia nos próximos dias.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, vem enfrentando críticas por não dar uma previsão exata para o início da imunização, citando que deverá ocorrer no "dia D" e na "hora H".