ACM Neto: Gestão, Trabalho e Paixão



Por Fábio Rocha*
28/12/2020 às 08h00
  • Compartilhe
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

Estamos chegando aos últimos dias do segundo mandato do Prefeito ACM NETO á frente da Prefeitura Municipal de Salvador, reconhecendo muitos legados deixados pela gestão pública para a política e para a cidade do Salvador.

Mesmo que encontrasse o ápice da minha performance de redação de um artigo, mesmo que encontrasse as melhores palavras seria impossível descrever o que venho chamando de Prefeito do Século.

A tentativa aqui neste artigo é muito mais de registrar estes 8 maravilhosos anos de gestão da cidade de Salvador, de tentar também traduzir um pouco os pilares deste modelo de gestão idealizado por ACM Neto, como administrador que sou, de agradecer como soteropolitano e quem sabe incentivar que as instituições tradicionais de Salvador façam este reconhecimento público de forma mais explicita.

Na minha avaliação como profissional e cidadão, a gestão de ACM Neto se traduz em três pilares: Gestão, Trabalho e Paixão.
O primeiro pilar começa com uma ideia clara de um modelo de gestão baseado em uma efetiva concepção e gerenciamento de um planejamento estratégico vivo, sinérgico e integrado.

Mais do que aquela ideia tradicional de um planejamento de início de uma gestão que uma organização requer com a complexidade da Prefeitura Municipal de Salvador, percebe-se uma dinâmica única de integração de estratégias, planos de ação e indicadores, por exemplo.

Neste primeiro pilar temos, elementos como engajamento real da alta administração, com encontros periódicos de acompanhamento e avaliação da evolução daquilo que foi planejado e realizado, com as devidas correções de rumos.

O modus-operandi foi tão bem definido e implementado, que se mudavam as peças (secretários municipais e Presidentes de autarquias) e a máquina continuava funcionando com altíssimo grau de eficiência, eficácia e efetividade.

O próprio perfil da equipe, mesclando profissionais com larga história na área pública com profissionais oriundos da iniciativa privada, a mescla entre experiência e juventude foram traços desta gestão.

O segundo pilar foi o trabalho. Por melhor que fossem as estratégias nada se alcança sem foco, concentração, disciplina e muito trabalho.
Tivemos e temos até 31 de dezembro de 2020, um prefeito insano no trabalho, o chamado 24 horas no ar. Um exemplo perfeito disto eram as reuniões de avaliação e coletivas a imprensa no dia seguinte a cada dia de folia no Carnaval. E olha que o Prefeito e alguns colaboradores de sua equipe pulavam Carnaval.

Dizem os bastidores que mensagens de whatsapp de monitoramento das ações no grupo do C-Level da Prefeitura Municipal de Salvador não tinha limite de hora ou de dia útil.
A própria pandemia e estes últimos dias de gestão traduzem um ritmo incessante de trabalho e um time de alta performance que ocupou cargos chaves na gestão municipal.

Os próprios servidores públicos, peças-chaves em qualquer administração pública sempre deram relatos de que nunca se trabalhou tanto.

E o terceiro e último pilar é a paixão por Salvador. Quantas vezes em eventos in-loco, momentos mais informais, lives, coletivas, entrevistas e/ou anúncios vimos os olhos do prefeito ACM Neto brilharem ou ficarem marejados de real emoção de quem se apaixonou ainda mais pela cidade de Salvador.

Imagino a sua emoção ao subir a colina do Bonfim na última sexta do ano de 2020 e passar este filme que não termina dia 31 de janeiro.

Não termina que por que além de muitos legados deixados, ACM Neto construiu um legado especial, o próximo Prefeito, Bruno Reis, conhecedor único de cada viela da nossa cidade, de cada projeto e que define este seu desafio, como o projeto da sua vida e que se preparou muito durante todos estes anos em andanças acadêmicas, políticas e de gestão pública.

Tudo isto, modestamente traduzido nestes poucos parágrafos foram a música e orquestra que possibilitaram resultados tão significativos nestes 8 anos de gestão representados por evolução de indicadores em áreas estratégicas, autossuficiência financeira e índices de avaliação estratosféricos.

E não fiquem confusos com a minha mescla de tempo verbal, entre presente e passado, talvez isto seja um símbolo da saudade que ficaremos do meu, do seu e do nosso Prefeito do Século da nossa geração.


*Diretor-Executivo da Damicos Consultoria, Treinador Comportamental, Consultor, Palestrante, Professor e Especialista em Carreira, Liderança e Cultura Organizacional