Alcolumbre atribui derrota do irmão em Macapá ao apagão

Aliados e adversários avaliam que o resultado da eleição na capital amapaense deve enfraquecer o presidente do Senado na disputa por sua sucessão, em 1º de fevereiro

Por Redação
20/12/2020 às 19h31
  • Compartilhe
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), atribuiu a derrota do irmão Josiel Alcolumbre (DEM) na disputa pela prefeitura de Macapá, neste domingo (19), ao apagão que atingiu o estado do Amapá durante quase um mês, em novembro. 

Segundo interlocutores, Alcolumbre está "tranquilo", mas avalia que o apagão foi um "fator importante" para a derrota de Josiel. "Culparam o Davi por isso, embora ele tenha sido o que mais trabalhou para resolver o problema", diz um aliado. 

Auxiliares do presidente do Senado dizem que, por conta do apagão, Josiel passou a ser alvo de ataques da oposição, cujo candidato vitorioso foi Dr. Furlan (Cidadania), ex-deputado apoiado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede).

Em sua conta no Twitter, Alcolumbre escreveu: "Parabenizo o prefeito eleito de Macapá neste domingo (20). Desejo-lhe uma gestão exitosa e reafirmo que seguirei trabalhando, como sempre fiz, por Macapá e pelo meu Amapá. Que jamais nos esqueçamos de que a democracia é o pilar mais importante da sociedade".

 

Sucessão no Senado

Após a derrota do irmão, o presidente do Senado deve voltar de Macapá para Brasília já nesta segunda-feira (21), para retomar as articulações para sua sucessão no comando da Casa. O candidato favorito dele é o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Tanto para aliados quanto para adversários, o resultado da eleição na capital amapaense deve "enfraquecer" Alcolumbre na disputa pelo comando do Senado, em 1º de fevereiro. A avaliação é que o pleito demonstrou que a proximidade com o governo o atrapalha.

Como a CNN noticiou em 9 de dezembro, Alcolumbre foi sondado para assumir um ministério após deixar o comando da Casa. Se aceitar o convite, abrirá espaço para que Josiel, que é seu primeiro suplente no Senado, assuma o mandato temporariamente.

 

Leia também: Dr. Furlan derrota irmão de Alcolumbre e é o prefeito eleito de Macapá 

* Com informações da CNN Brasil.