ARTIGO: Salvador Desenvolve, um Grande Desafio

Por Fábio Rocha*
16/12/2020 às 09h00
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A cidade de Salvador evoluiu muito nestes últimos 8 anos, ninguém tem dúvida disso, mais do que talvez em todos os seus últimos 30 anos ou mais. Mesmo com todas as dificuldades inerentes a uma cidade cheia de passivos, a excelente gestão do Prefeito ACM NETO nestes últimos 8 anos, somado a investimentos de outras esferas de Governo e privados, fizeram nossa cidade dar um grande salto mesmo aos mais críticos.

Entre outros grandes desafios para a nossa cidade, a real evolução em aspectos relativos ao desenvolvimento econômico e ao campo do trabalho são sem dúvida um grande gargalo.
Sem querer trazer aspectos mais estatísticos ou quantitativos, sabe-se que o nível de pobreza da população em Salvador, o volume de pessoas no mercado informal, os baixos salários ofertados no mercado e a escassez de oportunidades é uma realidade inerente à nossa cidade.

No campo também da economia, somos uma cidade muito frágil, com as vocações do turismo e da cultura, ainda muito incipientes em termos de geração de receitas significativas para uma cidade do porte de Salvador.

Tudo isto somado a passivos educacionais e por que não dizer a uma falta de apetite nossa para busca do conhecimento mais especializado, de um comportamento mais competitivo e de uma relação com o trabalho ainda longe do ideal, do ponto de vista do entendimento que educação e trabalho são meios reais de ascensão social. 

O futuro Prefeito de Salvador, Bruno Reis que assumirá daqui a alguns dias, já trouxe um primeiro sinal positivo neste aspecto, propondo na sua primeira Reforma Administrativa, a criação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Emprego e Renda (SEMDEC)
Mas este desafio vai muito além de uma gestão, do poder público, ele deve ser um desafio de todos os setores diretamente relacionados à economia de Salvador, organizações privadas, sociedade civil organizada, SISTEMA "S", instituições de ensino e os soteropolitanos como um todo.
Ele também precisa de um olhar que vai muito além do curto prazo é necessário se pensar a longo prazo, com politicas publicas e programas que serão desenvolvidos durante pelo menos 10 anos, sempre aperfeiçoados constantemente em suas mecânicas e metas. 

Faz-se necessário também que a estratégia em prol do desenvolvimento econômico, emprego e renda, tenham ações em diversas dimensões, gerando transformações significativas de natureza legal, comportamental, de mindset (modelo mental) dos nossos empresários, de linhas de crédito e/ou de investimento e de politicas de marketing da nossa cidade.

Para que a cidade de Salvador realmente tenha chances de dar saltos nesta esfera, inclusive em um momento de grande crise no Brasil e no mundo, com total cenário de incerteza e instabilidade, também não pode deixar de ter como cerne desta estratégia a sua essência no campo da cultura e do turismo, a sua real identidade.

Mais do que a energia ou beleza de Salvador, precisamos entender os reais números e gaps da cultura e turismo, tendo um olhar mais econômico e planejando mudanças que gerem grandes dividendos, não só reputacionais, como também de receitas, oportunidades de trabalho e espaços para o empreendedorismo.

Portanto, tendo uma equação tão complexa de desenvolver uma cidade como Salvador, tão cheia de passivos e em um momento de mundo tão desafiador, faz-se necessário à construção de uma espécie de planejamento estratégico do que pode ser feito no campo do desenvolvimento econômico e trabalho.

Valendo destacar, que este é um desafio que requer soluções inovadoras, mesmo em cima de algo tão natural e tão presente na cidade de Salvador, sua diversidade cultural, belezas naturais e o que a de mais forte da nossa cidade, a sua alegria e um povo contagiante. 

Por fim, vale registrar que o titulo do artigo foi apenas um insight de o que poderia ser quem sabe o nome de um Programa de longo prazo integrando o público, privado e não-governamental.
 

*Fábio Rocha
Diretor-Executivo da Damicos Consultoria, Treinador Comportamental, Consultor, Palestrante, Professor e Especialista em Carreira, Liderança e Cultura Organizacional.
-------------
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos respectivos autores, não representanto, portanto, a opinião do Portal Muita Informação!