Experiência na Serin deu uma envergadura maior para enfrentar processo eleitoral, diz Cibele Carvalho

Ao podcast do Portal M!, prefeita eleita de Rafael Jambeiro afirmou que mira agora presidência da UPB

Por Yuri Abreu
15/12/2020 às 10h55
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/GOVBA
Foto: Divulgação/GOVBA

Prefeita eleita do município de Rafael Jambeiro, no centro-norte da Bahia, com 52% dos votos, a ex-secretária estadual de Relações Institucionais do governo Rui Costa (PT), Cibele Carvalho (PT) terá diversos desafios à frente da gestão municipal a partir do dia 1º de janeiro, quando toma posse. Um deles será o enfrentamento à Covid-19 no período pós-pandemia.

Contudo, ao podcast do Portal M!, ela afirmou que as experiências adquiridas nos governos petistas deram envergadura suficiente para não apenas para ter enfrentando a eleição municipal, mas também para encarar os obstáculos que se avizinham daqui a pouco mais de 15 dias.

"A Serin me deu uma experiência enorme de uma gestão de uma pasta extremamente conflituosa, delicada, onde está toda a articulação política do governo do Estado com entes legislativos, federativos (...) isso deu uma envergadura maior e mais maturidade para enfrentar o processo de eleição em Rafael Jambeiro, com uma chapa puro sangue, mas que também teve o apoio de outras siglas que disputavam a Prefeitura. Isso fortaleceu a nossa vitória", afirmou.

Ainda de acordo com Cibele, a eleição marcou a vontade do povo, que queria mudanças em Rafael Jambeiro, ainda mais um pleito marcado por compra de votos, segundo ela, por parte dos adversários. "Isso foi extremamente desgastante pra gente, pois trabalhei em cima das propostas, no que a gente já fez e no que pretende fazer. O inimigo maior era a compra de votos", afirmou.

Presidência da UPB

Outra meta de Cibele Carvalho para 2021 é a eleição para a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). Até agora, ela é a única mulher entre os 10 postulantes a ocupar a vaga de Eures Ribeiro (PP). Para ter êxito nesta disputa, ela afirmou que vai pautar a campanha dela na construção do diálogo.

"Eu acho legítima essa disputa, como mulher e prefeita eleita, uma pessoa que já teve um acúmulo importante vindo de pastas como a Serin. Isso nos deu a possibilidade de conversar e conhecer deputados da base e da oposição, além dos demais políticos. Acredito que os municípios precisam ser mais acompanhados pelo Legislativo. Precisamos de uma UPB fortalecida, pois este é o nosso patrimônio. Eures vem fazendo um bom trabalho e a gente vai aprimorar isso. Precisamos nos preparar para o pós-pandemia, até porque as receitas vem caíndo e isso vai se refletir nos municípios abaixo de 20 mil, 25 mil habitantes que sobrevivem praticamente do FPM [Fundo de Participação dos Municípios]", analisou.

Ainda durante a conversa com o editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, Cibele pontuou também os desafios não apenas para os prefeitos eleitos, como também para a entidade em si. Aos chefes dos Executivos municipais, uma prioridade deve ser, segundo ela, a geração de emprego e renda, assim como a saúde. 

Confira o podcast com a prefeita eleita de Rafael Jambeiro, Cibele Carvalho (PT), clicando no player abaixo: