Empresário do comércio fica otimista pela primeira vez durante a pandemia, aponta Fecomércio-BA

Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) registrou crescimento de 6,9% em relação a outubro

Por Flávio Gomes
30/11/2020 às 12h24
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), elaborado mensalmente pela CNC e Fecomércio-BA, registrou no mês de novembro, o crescimento de 6,9% em relação a outubro, caracterizando a quinta elevação consecutiva com 105,3 pontos.

O ICEC volta ao patamar de otimismo, acima dos 100 pontos, o que não se via desde abril, quando se iniciou a crise do coronavírus. Embora os números tenham sido favoráveis, o atual patamar ainda está 8,6% abaixo quando comparado com igual período do ano anterior.

"Quem está puxando de forma mais expressiva o desempenho geral é o índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio que apontou alta mensal de 10,9% e ficou nos 76,6 pontos. Apesar de se manter na área de pessimismo, houve uma recuperação de 197% desde o fundo do poço, que foi no mês de julho (25,8 pontos), ou seja, quase triplicou", destacou o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.

Setores ligados a construção civil como eletrodomésticos, materiais de construção e móveis estão registrando forte aumento nas vendas, porém muito empresários estão com dificuldades no estoque, devido à brusca demanda por alguns produtos.

"O Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) subiu 8,2% e atinge os 90,8 pontos, chegando próximo do nível de abril, de 96,6 pontos. O destaque vai para o índice de intenção de contratação de funcionários que ficou em 115,4 pontos, alta mensal de 5,5%", descreveu, Dietze.

De acordo com informações do CAGED, o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) avançou 4,3% e as oportunidades de emprego no comércio, na capital baiana, nos últimos meses, têm surgido nos setores de materiais de construção, farmácias e supermercados.