Maior vencedor da eleição, ACM Neto pavimenta candidatura ao governo do estado em 2022

Na conta do gestor de Salvador está  ainda o fato de o DEM ter crescido 74% o número de prefeitos em todo o país

 

Por Osvaldo Lyra
30/11/2020 às 08h31
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Maior cabo eleitoral do segundo turno na Bahia este ano, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), comemorou ontem a vitória dos seus candidatos Colbert Martins e Herzen Gusmão, reeleitos pelo MDB em Feira de Santana e Vitória da Conquista.

A performance do prefeito da capital baiana o coloca como o principal nome das oposições para a disputa ao governo do estado em 2022. Neto, que é presidente nacional do Democratas, é colocado no centro das atenções da política, diante da possibilidade de ir para o enfrentamento com o senador Jaques Wagner, ex-governador baiano.

"As vitórias de Herzem, em Conquista, e de Colbert, em Feira, são simbólicas e confirmam que novos ventos começam a soprar em nosso estado. Ventos que mostram que os baianos estão preparados para construir um futuro ainda muito melhor", publicou no Twitter.

Na conta do prefeito de Salvador está  ainda o fato de o DEM ter crescido 74% o número de prefeitos em todo o país, em relação a 2016, levando em quatro capitais, totalizando 464 prefeitos, sendo 198 novos. Isso projeta o partido na disputa presidencial em 2022 também.

Aliados a esses resultados no interior, conta  positivamente a favor de ACM Neto a vitória esmagadora de Bruno Reis ema capital baiana.

O presidente estadual do Democratas, deputado Paulo Azi, aproveitou a oportunidade para afirmar que o governador Rui Costa e o PT teriam sido os grandes derrotados na eleição deste ano. Os petistas perderam o comando de sete prefeituras, passando de 39, em 2016, para 32, em 2020.

"Estas foram mais duas derrotas na conta de Rui, que foi o grande derrotado na eleição, deixou as funções de governador para se transformar em cabo eleitoral, tentando se recuperar das derrotas significativas que teve no primeiro turno. Contudo, Rui acabou colocando no colo dele o resultado negativo para o seu grupo. A Bahia deu o recado de que não quer mais o PT", afirmou Paulo Azi. 

Azi ressaltou ainda que os partidos de oposição irão governar 18 das 30 maiores cidades da Bahia, o que representa em torno de 70% da população destes municípios. "Esses dois últimos resultados só reforçam que ACM Neto foi o maior vitorioso. Os dois vices-prefeitos eleitos - em Feira e em Conquista - são do Democratas. Fora que tanto Colbert quanto Herzem viraram o resultado das eleições no segundo turno. Enquanto a presença de Neto ajudou na virada, a de Rui Costa atrapalhou os seus aliados", completou o presidente do Democratas na Bahia.