Novo edital da Ufba abre vagas para mais 25 professores visitantes 

Podem se candidatar pesquisadores que tenham título de doutorado com dois anos completos ou mais, sêniores ou juniores; objetivo é fortalecer programas de pós-graduação da instituição

Por Redação
30/11/2020 às 07h30
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Ufba lança mais um edital para contratação de 25 professores visitantes para fortalecer os programas de pós-graduação. Podem se candidatar pesquisadores que tenham título de doutorado com dois anos completos ou mais, sêniores ou juniores, brasileiros ou estrangeiros.

O projeto, criado em 2017, já possibilitou um intenso intercâmbio de saberes. Para o pró-reitor de Pesquisa, Criação e Inovação, Sérgio Ferreira, a ação viabilizou excelentes resultados aos programas de pós-graduação.

"Os docentes têm atuado plenamente na orientação de mestrandos e doutorandos, ministrado disciplinas, participação em bancas de processos seletivos, concursos públicos e organização de eventos científicos. Destaca-se também a publicação de artigos científicos contribuindo para a produção acadêmica da nossa universidade", afirma o pró-reitor.

Lançado no último dia 23 de novembro, o edital contém detalhes dos critérios de seleção, requisitos para contratação e outras informações. O documento descreve que "são considerados prioritários os candidatos com características de visitante sênior, com alta produção científica, experiência profissional e de orientação acumulada".

O objetivo é que esses docentes contribuam "de forma efetiva para o desenvolvimento da produção científica dos grupos de pesquisa do programa de pós-graduação, para a formação de recursos humanos e de redes de cooperação, inclusive fora da Ufba, possibilitando propostas de ações conjuntas que resultem em produção acadêmico-científica". A trajetória acadêmica do candidato conta no momento da avaliação.

Todos os candidatos selecionados terão contrato de, no mínimo, um ano. A renovação é uma alternativa que não pode ultrapassar dois anos, para professores brasileiros, e quatro anos, quando se tratar de estrangeiros. A duração do contrato é definida pelo período de desenvolvimento do plano de trabalho no programa de pós-graduação em que o contratado irá atuar.

O papel do programa de pós-graduação é fundamental, pois cabe a ele a primeira seleção interna do candidato a professor visitante.

Após a divulgação da chamada do processo seletivo no site de cada programa de pós-graduação, caberá aos programas encaminhar a relação dos selecionados, ordenada por prioridade, à Pró-Reitoria de Pesquisa de Pós-Graduação (PRPPG), que irá fazer a seleção final, por meio de um comitê multidisciplinar.

A Ufba conta atualmente com 87 programas de pós-graduação, dentro dos quais se distribuem 135 cursos, em todas as áreas de conhecimento.

Informações adicionais sobre o edital podem ser obtidas através do e-mail propg@ufba.br ou ainda pelo site.