Milhares protestam contra lei de segurança aprovada semana passada na França

Os manifestantes afirmam que o "projeto de lei pretende restringir a liberdade de imprensa , a liberdade de informar e de ser informado e a liberdade de expressão

Por Redação
28/11/2020 às 19h57
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Globonews
Foto: Reprodução/Globonews

Milhares de franceses protestaram neste sábado (28) contra um projeto de lei sobre segurança, aprovado na Assembleia Nacional na semana passada. As informações são da Agence France-Presse.

Considerado uma mordaça por seus críticos, o projeto contém artigos que enquadram a divulgação de imagens da polícia, o uso de drones, assim como imagens das forças de segurança feitas pelos cidadãos com seus telefones celulares.

Os manifestantes afirmam que o "projeto de lei pretende restringir a liberdade de imprensa, a liberdade de informar e de ser informado, a liberdade de expressão, as liberdades públicas fundamentais de nossa República".

O artigo 24 - o que mais chamou atenção - pune com um ano de prisão e multa de até 45 mil euros (US$ 54 mil) a divulgação "mal-intencionada" de imagens das forças de segurança.

O governo alega que o dispositivo pretende proteger a polícia de mensagens de ódio e pedidos de morte nas redes sociais, com revelações sobre detalhes de sua vida privada.

Os críticos, entretanto, afirmam que muitos casos de violência policial ficariam impunes se não fossem gravados pelas câmeras dos jornalistas ou pelos telefones dos cidadãos.