Governo argentino anuncia fim da quarentena para março de 2022

Presidente Alberto Fernández pediu que a população mantenha os esforços de proteção contra o coronavírus

Por Flávio Gomes
28/11/2020 às 13h45
  • Compartilhe
Foto: AFP/Reprodução Carta Capital
Foto: AFP/Reprodução Carta Capital

O presidente Alberto Fernández anunciou, na noite de sexta-feira (27), que, com exceção de duas cidades, a Argentina sairá oficialmente do isolamento social em março de 2022.

A Argentina é o nono país com mais casos de Covid-19, com 1,4 milhão de contagiados e 38.216 mortos, apesar de ter imposto a quarentena mais prolongada e rígida do mundo.

"Verificamos que, nas duas últimas semanas, a quantidade de casos caiu aproximadamente 30% no país. Vamos manter em isolamento social apenas em duas cidades: Bariloche e Puerto Deseado. Esta nova etapa vai até 20 de dezembro", anunciou Fernández, ressaltando que "a população deve continuar com o esforço porque o problema da pandemia não foi superado".

O pedido para que os argentinos mantenham a mobilização no combate à disseminação do coronavírus foi feito um dia depois das grandes aglomerações populares em torno do velório do ex-jogador Diego Maradona, organizado pelo próprio governo.

"As imagens que vimos do velório são o que devemos evitar. Claro que são um risco epidemiológico cujo impacto veremos dentro de sete ou dez dias", criticou o ministro da Saúde de Buenos Aires, Fernán Quirós, após a cerimônia registrar cerca de um milhão de pessoas nas ruas.

O presidente Alberto Fernández também traçou a nova meta do país em relação à pandemia: vacinar a maior quantidade de pessoas possível entre janeiro e março, quando começará o outono. a Argentina pretende imunizar 13 milhões de pessoas.

Os oposicionistas denunciaram penalmente o presidente Alberto Fernández por favorecer a propagação do coronavírus.