A menos de dois dias do segundo turno, TREs finalizam preparativos

Termina também o prazo para propaganda dos candidatos

Por Redação
27/11/2020 às 23h30
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Eleitores de 57 municípios brasileiros voltam às urnas neste domingo (29) para decidir quem serão os prefeitos pelos próximos quatro anos. As urnas eletrônicas estão em fase final de preparação para o segundo turno, e o calendário eleitoral determina o encerramento da propaganda eleitoral.

As urnas estão nos municípios sendo carregadas ou já prontas para domingo. O carregamento da urna consiste na retirada do equipamento dos nomes dos candidatos a vereador e a prefeito que disputaram o primeiro turno. Apenas os dois candidatos a prefeito que foram ao segundo turno são mantidos no software da urna eletrônica.

Após esse procedimento, que está sendo finalizado nesta sexta-feira (27), as urnas ficam guardadas em alguma instalação dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Pode ser um cartório eleitoral ou depósito, por exemplo.

Esta sexta também foi o último dia da propaganda eleitoral gratuita do segundo turno no rádio e na televisão e para a divulgação paga, na imprensa escrita, de material de campanha. É ainda o último dia para realização de debates no rádio e na TV, que não podem, porém, ultrapassar o horário de meia-noite.

Neste sábado (28), termina o prazo para a propaganda eleitoral feita mediante alto-falantes ou amplificadores de som e também para distribuição de material gráfico e para realização de caminhadas, carreatas ou passeatas.

 

* Com informações da Agência Brasil.