Ceia de Natal está 19% mais cara na RMS, diz Fecomércio-BA

Já entre os presentes, a queda média é de 6%

Por Francisco Artur
27/11/2020 às 17h17
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Foto: Reprodução/Agência Brasil

Os produtos tradicionais da ceia de Natal estão 19% mais caros este ano na Região Metropolitana de Salvador.

Os artigos com maior variação de preços o tomate (104%), batata-inglesa (61%) e arroz (52%), de acordo com levantaento da Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo (Fecomércio-BA). Os dados têm como base o Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), do IBGE.

"O grande problema é que não há muita alternativa para troca. Quando a inflação é mais pontual, de um determinado produto, é mais fácil, por exemplo, trocar a carne bovina pelo frango, ou por um pescado. Agora, os preços de todos os insumos estão pressionando o orçamento dos consumidores", explana o consultor econômico da entidade, Guilherme Dietze.

Em relação às proteínas animais, as carnes sobem 23%, o frango inteiro, 10% e os pescados têm alta de 6%.

No caso de bens para presentes, os preços médios estão 6% abaixo do registrado em 2019, já descontada a inflação geral. Em grande parte, esta queda está ligada ao setor de vestuário como calça feminina (-25%), blusa (-22%) e bermuda e short feminino (-18%).

Por outro lado, os computadores estão com alta média de preços de 14%, próximo de 13% dos televisores. Segundo o consultor, ponderando os dois grupos (ceia e presentes), a alta média dos preços está 8% acima da inflação.