Prefeitura de Feira reativa oito leitos de UTI no Hospital de Campanha com recursos próprios

Número de unidades para tratamento intensivo de pacientes com Covid-19 aumentou de dez para 18

Por Redação
26/11/2020 às 23h00
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Devido ao aumento de pacientes hospitalizados por Covid-19, a prefeitura decidiu reativar os oito leitos de UTI no Hospital Campanha de Feira de Santana, arcando com os custos da manutenção.

Com a medida, o número de leitos de UTI aumentou de 10 para 18. A unidade também conta com 40 leitos clínicos. 

A Prefeitura de Feira de Santana já havia solicitado ao Ministério da Saúde a reativação dos leitos, com recursos federais. O pedido foi feito desde o dia 3 de novembro, mas como ainda não houve a autorização, o município resolveu reativar o atendimento com recursos próprios.

A desativação aconteceu em outubro, quando houve uma queda acentuada no número de casos, reduzindo a quantidade de internações. 

"Manter os leitos abertos seria um desperdício de recursos públicos, já que não estavam sendo utilizados", explica a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas.

O município atingiu o pico de contágio em julho com 3.204 casos positivos, quatro meses depois, apresentou uma queda de 39,57%, com 1.936 casos confirmados em outubro.

O Hospital Campanha foi implantado no dia 4 de junho, com dez leitos de UTI e 50 enfermaria. No dia 7 de julho, a prefeitura implantou mais oito leitos de UTI para atender a demanda dos pacientes com Covid-19. Desde a abertura, a unidade já atendeu 405 pacientes.