Ministro de saúde minimiza possível segunda onda da Covid-19

Eduardo Pazuello afirmou que os números revelam um 'repique' da doença em algumas regiões e fez uma classificação diferenciada das 'ondas'

Por Redação
26/11/2020 às 21h40
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

A possível segunda onda da Covid-19 no Brasil foi minimizada pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, mesmo com a taxa de transmissão no nível mais alto desde maio, segundo dados do Imperial College de Londres.

O ministro disse que os números mostram um "repique" da doença "em algumas regiões".

"Estamos falando de repique de contaminações e mortos em algumas regiões. Sim, é só acompanhar os dados no nosso site. No Sul e no Sudeste do país, o repique é mais claro. E no Norte e Nordeste é bem menos impactante, com algumas cidades fora da curva. No Centro-Oeste ele é bem mais no meio do caminho. Sim. Isso é um repique da nossa pandemia", declarou.

 

As 'ondas' de Pazuello

O ministro avaliou que o país viverá quatro ondas na pandemia, de acordo com informações do G1,  mas ponderou que as pessoas não sejam enganadas. Isso porque Pazuello entende "ondas" de modo diferente dos epidemiologistas e infectologistas.

Na avaliação do ministro, a primeira onda se refere ao "momento que estamos vivendo", com mortes e contaminações. Dentro desse contexto, pode haver "repiques".

A segunda onda se caracterizaria pelas doenças que ficaram impactadas pela pandemia. "Temos muitas pessoas que não se trataram corretamente", afirmou.

Na terceira onda, estão os casos de violência doméstica.  "É muito interna, porque é dentro da família. Tem a ver com o aumento da violência doméstica, feminicídios, estupros. Isso acontece dentro de casa, com o isolamento e crise econômica", disse Pazuello.

Ainda segundo o ministro, a quarta onda é o aumento de casos de automutilação e suicídios.

"Não confundam ondas com novos surtos", alertou Pazuello. O ministro citou que o que vive atualmente a Europa é um novo surto associado a uma mutação do coronavírus.