Daniel Almeida pede saída de Eduardo Bolsonaro da presidência da Comissão de Relações Exteriores da Câmara

No Twitter, filho do presidente acusou a China de promover espionagem cibernética

Por Francisco Artur
26/11/2020 às 20h15
  • Compartilhe
Foto: Agência Câmara
Foto: Agência Câmara

O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) assinou, nesta quinta-feira (27), requerimento para que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), paute a retirada do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) da presidência da Comissão de Relações Exteriores da Casa. 

Na última segunda (24), Eduardo usou o Twitter para escrever que a China promove espionagem cibernética e defender a iniciativa dos Estados Unidos de criar uma aliança internacional que discrimina a tecnologia 5G de Pequim. Depois, o deputado apagou o post.

"Ele [Eduardo] vem repetindo declarações que não correspondem à opinião da comissão nem da Câmara e que agridem interesses do Brasil", protestou o deputado em entrevista ao Portal M!

Daniel Almeida também disse que a declaração do filho do presidente Bolsonaro "agride regimento da Casa e boas relações que o Brasil tem com a China e com os diferentes povos do mundo".

Além do deputado baiano, que é presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil/China, o requerimento foi assinado pelos parlamentares Perpétua Almeida (PCdoB) - presidente da Frente Parlamentar da Cooperação entre os Países do Brics - e Fausto Pinato (PP), da Frente Parlamentar Brasil-China.

 

Troca de farpas
Um dia após a publicação de Eduardo Bolsonaro, a embaixada da China no Brasil chamou de "infundadas" as insinuações do deputado. A mensagem também contém ameaça de "consequências negativas" a quem perturbasse a parceria China-Brasil.  

Após a manifestação do país asiático sobre a questão, o Ministério das Relações Exteriores chamou de "ofensiva" a resposta da embaixada chinesa. "O tom e conteúdo ofensivo e desrespeitoso da referida 'Declaração' prejudica a imagem da China junto à opinião pública brasileira", diz a nota do Itamaraty.

 

Tradição diplomática
Diante dessa discussão, Daniel Almeida criticou a postura da diplomacia brasileira ao, segundo ele, endossar a opinião do filho do presidente Bolsonaro sobre a relação entre Brasil e China.

"Vejo que o embaixador [Ernesto Araújo] tem replicado esse tipo de posição em relação a China. Isso quebra nossa tradição diplomática, além de prejudicar a relação entre Brasil e outras nações. É preocupante", criticou.