Salvador registra mais de 100 afogamentos desde reabertura das praias

Uma orientação é observar as sinalizações das praias e checar se elas possuem a bandeira vermelha, que indica que se trata de uma área perigosa

Por Redação
26/11/2020 às 16h03
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

Desde a reabertura das prais em Salvador, a capital da Bahia registrou 101 ocorrências de afogamento. Jardim de Alah, Jaguaribe e Praia do Flamengo têm a maior quantidade de ocorrências.

A reabertura foi autorizada pelo prefeito ACM Neto em 21 de setembro, quando a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) registrou 44 ocorrências. Em outubro, foram 42 casos de afogamento e novembro contabiliza 15 pessoas afogadas.

A Secretaria Municipal de Comunicação aponta que a mudança de estação gera correntes fortes na região atlântica da orla, e por isso os banhistas precisam ter atenção, já que elas não podem ser notadas quando acontecem. O órgão recomenda que os banhistas procurem, antes de entrar na água, um salva-vidas pra obter informações sobre as condições da maré e da praia, e se o banho de mar está favorável. Os lugares mais fundos devem ser evitados.

Outra orientação é observar as sinalizações das praias e checar se elas possuem a bandeira vermelha, que indica que se trata de uma área perigosa. As bandeiras amarelas marcam a presença de salva-vidas no local. Além disso, é necessário respeitar as placas de risco de afogamento.

Ainda segundo a Secom, os acidentes mais comuns são os afogamentos por imprudência, negligência e falta de atenção para a sinalização.