PF deflagra operação contra suposto esquema de corrupção eleitoral no oeste da Bahia

Ao todo, estão sendo cumpridos nove mandados entre busca e apreensão, além de prisão preventiva

Por Yuri Abreu
26/11/2020 às 11h07
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/TSE
Foto: Divulgação/TSE

Com o objetivo de apurar suposto esquema de corrupção eleitoral envolvendo um candidato ao cargo de vice-prefeito na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, no pleito do último dia 15, a Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (26), a Operação Desertor.

Ao todo, estão sendo cumpridos quatro mandados  de busca e apreensão, quatro mandados de busca e apreensão de aparelhos celulares e um mandado de prisão preventiva. As medidas foram expedidas pelo juízo da 205ª Zona Eleitoral. Além do município, os trabalhos também estão  sendo realizados na cidade de João Dourado, próximo a Irecê.

Durante as investigações, que tiveram início no último dia 12, foram revelados indícios de que os envolvidos receberam propostas em dinheiro para abandonarem o partido ao qual pertenciam, com o objetivo de polarizar a disputa eleitoral entre dois candidatos.

Conforme a PF, o nome da operação, Desertor, faz alusão àquele que abandona as próprias convicções, compromisso ou a causa de que era defensor. Os investigados  responderão pelo crime de corrupção  eleitoral, previsto artigo 299 do Código Eleitoral.