Serviços públicos digitais são utilizados por 60% dos internautas no país

Ao todo, 84 milhões de brasileiros estão cadastrados em portal

Por Redação
22/11/2020 às 11h00
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Portal Gov.br, que reúne os serviços públicos digitalizados do governo federal, é usado por 62% dos internautas brasileiros. O percentual foi divulgado pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, durante a Semana de Inovação 2020, realizada nesta semana, período em que se completam dois anos da inauguração do portal.

Atualmente, 84 milhões de brasileiros têm login cadastrado na plataforma, contra 134 milhões de usuários ativos de internet no país. A página, que reúne 81 portais de governo e oferece 3.961 serviços públicos, tem 62,6% dos serviços totalmente digitalizados, 15,7% parcialmente digitais (que requerem entrega física de documentos ou comparecimento presencial em alguma etapa) e 21,7% não digitalizados (com o usuário apenas dando entrada no serviço e cumprindo as demais etapas presencialmente).

Segundo a Estratégia de Governo Digital, a meta é alcançar 100% de digitalização dos serviços públicos federais até o fim de 2022. Em outubro, o governo tinha atingido a meta de 1 mil serviços digitalizados, antecipando em quase dois meses o cronograma previsto para ser alcançado apenas no fim do ano.

Além de serviços federais, 13 estados e 74 municípios integraram-se Portal Gov.br. Dependendo da localidade onde vive, o cidadão pode resolver problemas relativos a órgãos federais, fazer pedidos de limpeza urbana e pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

*Com informações da Agência Brasil.