Nicolas Sarkozy será julgado a partir desta segunda-feira por corrupção e tráfico de influência

Caso envolvendo ex-presidente da França é inédito em 60 anos

Por Redação
21/11/2020 às 23h00
  • Compartilhe
Foto: Moritz Hager/Fórum Econômico Mundial
Foto: Moritz Hager/Fórum Econômico Mundial

A partir da próxima segunda-feira (23), o ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy, será julgado em Paris por corrupção e tráfico de influência no chamado "caso das escutas" telefônicas. 

Ele será o primeiro ex-chefe de Estado francês a enfrentar um julgamento por essas acusações em seis décadas. O ex-líder de direita de 65 anos, que nega as acusações, prometeu que seria "combativo" no julgamento.

Antes dele, outro ex-presidente francês, Jacques Chirac (1995-2007), antecessor de Sarkozy e durante anos mentor político dele, foi condenado a dois anos de prisão por desvio de fundos, com direito a suspensão da pena, mas a saúde o impediu de comparecer ao tribunal. Sarkozy governou a França de 2007 a 2012 e enfrenta outras investigações judiciais.

O caso das escutas telefônicas tem origem em outro caso que ameaça Sarkozy. Há suspeitas de que ele recebeu financiamento do regime líbio de Muammar Kadafi durante a campanha presidencial de 2007 que o elegeu. Para investigar essa suposição, a justiça decidiu grampear o telefone de Sarkozy e, assim, descobriu-se que ele tinha uma linha secreta na qual usava o pseudônimo de "Paul Bismuth" para conversar com seu advogado, Thierry Herzog.

Segundo os investigadores, algumas conversas revelaram a existência de um pacto de corrupção. Junto com o advogado, Sarkozy teria tentado obter informações sigilosas de outro processo aberto contra ele.

*Com informações de agências internacionais.