Autora de livro sobre Odebrecht define relação entre Lula e Emílio como "encontro de almas"

Obra da jornalista Malu Gaspar é resultado de mais de três anos e meio de apuração: "Fui realmente montando um quebra-cabeças devagarinho, com muita paciência"

Por Francisco Artur
20/11/2020 às 20h15
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A relação de amizade entre um dos proprietários da Odebrecht, Emílio Odebrecht, e o ex-presidente Lula foi definida como um "encontro de almas" pela a jornalista Malu Gaspar, autora do livro que conta a história da empreiteira e seus elos com a política nacional e os consequentes escândalos de corrupção. 

"Eu tenho a impressão desse encontro como um encontro de almas. Deu match, como se diria hoje em dia", disse a Malu em entrevista ao programa "Conversa com o Bial", ao falar sobre a obra A organização - a Odebrecht e o sistema de corrupção que chocou o mundo". 

Para Malu, a amizade se deu por uma convergência de personalidades. "O momento em que Emílio conheceu Lula já é interessante por si, são duas pessoas conversadeiras, que gostam de boa comida e boa bebida. Foi na década de 1980, o mundo não tinha como saber o que ia acontecer depois".

Segundo a autora, na época, Emílio estava com problemas com greves nas plantas petroquímicas da Bahia. Mario Covas, para ajudá-lo, o apresentou a Lula em um almoço que durou até a noite.

O livro de Gaspar é resultado de mais de três anos e meio de apuração: "Fui realmente montando um quebra-cabeças devagarinho, com muita paciência". 

Na obra, a jornalista narra a trajetória de uma pequena empresa baiana que, nos anos 1960, furou o bloqueio das grandes empreiteiras nacionais, tornando-se um império especializado na relação com poderosos.