Correios e Eletrobrás entram na lista de prioridades do governo para privatização até o final de 2021

Até 2022 o governo pretende privatizar outras 12 estatais

Por Flávio Gomes
11/11/2020 às 08h27
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou na última segunda-feira (9) que pretende privatizar os Correios, a Eletrobrás, o Porto de Santos e o portfólio da Pré-Sal Petróleo (PPSA) até dezembro de 2021.

Guedes disse que as propostas serão enviadas ao Congresso em até 60 dias, sem dar um prazo específico porque o cronograma de privatizações ainda é incerto. Segundo Guedes, o objetivo é levantar recursos para reduzir a dívida do país e sobrar dinheiro para investir em políticas públicas.
A venda dos Correios é a que está mais encaminhada. A expectativa é que o crescimento do e-commerce no Brasil estimule o interesse dos compradores pela estatal.

"Acreditamos que será um leilão de sucesso porque as pessoas estão vendendo [mais] pela internet", disse Guedes.

Guedes também lamentou que, em dois anos de mandato, a administração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ainda não tenha levado adiante nenhum projeto de privatização.
"Estou bastante frustrado de estarmos aqui há dois anos e não termos conseguido vender nenhuma estatal. É bastante frustrante", disse.

O calendário de privatizações previstas pelo Ministério da Economia até 2022 inclui outras 12 estatais, como o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e a Dataprev.