ARTIGO: Sua eleição se decide agora

Por Heraldo Rocha*
06/11/2020 às 08h00
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os institutos de pesquisa e as próprias pesquisas em si já demonstram que os eleitores decidem o voto cada vez mais tarde. A Presidente do IBOPE em 2018, Marcia Cavallari chegou a fazer a seguinte afirmação, "Decidi em quem ia votar para deputado e senador quando estava saindo de casa para votar. Os eleitores estão fazendo isso mesmo".

Outra questão que também é muito atual é a influência de redes sociais e, principalmente, do WhatsApp, fazendo com que o eleitor possa mudar sua opinião instantaneamente, explicando um pouco movimentações bruscas de última hora. Você já tentou compreender a razão para alguém votar em determinado candidato? Já ficou indignado ou sem entender por que um amigo ou familiar apoia um político? Entender como os eleitores se comportam nas eleições e o que interfere nesse comportamento é fundamental para definir a estratégia e os últimos movimentos do candidato em qualquer eleição. E nas eleições de 2020 com todo este seu ineditismo, se torna ainda mais importante. 

O comportamento dos eleitores pode ser definido como um conjunto de atitudes específicas de alguém diante de uma eleição, tendo em conta seu ambiente, sociedade, sentimentos, ou como também as reações individuais aos estímulos existentes em uma eleição.
Uma forma bem objetiva de entender o eleitor é perceber que as pessoas estão mais preocupadas com coisas que as influenciam diretamente, do que em conseguir informações sobre algum político. 

Outro elemento que pesa está na credibilidade que o segmento ou pessoa passa para o eleitor. Uma vez que o eleitor descobre se há apoio ou não deste segmento, ele consegue deduzir a posição do candidato em relação a diversos aspectos, e provavelmente decidirá votar conforme o que o grupo pensa e diz.

A imagem de quem se candidata também podem desencadear emoções, que podem ter grande impacto em sua avaliação. As pessoas que não entendem absolutamente nada sobre política (e as que entendem também), sabem bastante sobre pessoas e fazem julgamentos de todos os tipos.
E por último, a viabilidade do candidato, ou seja, as chances reais dele ganhar as eleições servem como subsidio para esta tomada de decisão do eleitor nesta reta final, sendo uma forma importante do eleitor reduzir seu peso na tomada de decisão. 

Com base nisto, afinal, você que é candidato a Prefeito ou a vereador na sua cidade nas eleições de 2020, como todo esse conhecimento pode ser útil?

Primeiro as eleições para Prefeito e Vereador são totalmente diferentes. Enquanto na primeira em regra geral você tem geralmente 2 (duas) opções, mesmo que tenham mais de 2 candidatos, a segunda você não consegue saber nem quem é candidato, de tantos candidatos que existem. 
Segundo enquanto no interior dos Estados do Brasil a politica pulsa e todos vivem intensamente a eleição, o chamado "24 horas no ar", tomando sempre posição como se fosse um grande clássico de futebol, nas capitais as pessoas não se engajam de maneira tão veemente e se lembram da eleição apenas na semana da votação. 

E o que fazer para conquistar votos nestes momentos finais?

Primeiro, se você que é candidato ainda está meio tímido para pedir que votem em você, agora mais do que nunca é hora de pedir voto, em toda e qualquer ocasião.

E fique atento reforce o pedido de votos inclusive com aqueles eleitores que de certa forma já sinalizaram que irão votar em você. Já vivi muitas situações em minhas campanhas, que familiares disseram que se eu não tivesse pedido o seu voto, teriam esquecido de votar em mim, acreditem! 
Segundo, como faltam poucos dias para a eleição, se faz ainda mais importante ter disciplina, planejar e organizar a agenda, priorizando ações diretas e concretas de pedido ou de conquista de votos.

Como tivemos uma campanha predominantemente virtual, mesmo não abrindo mão do corpo a corpo, é hora de ter uma estratégia de comunicação e marketing nas redes sociais também focada no pedir votos. 

Muitos candidatos passam toda a campanha sem dizer de forma explicita e direta ao eleitor, porque merecem seu voto e caso você se enquadre nesta situação, está mais do que na hora de pedir o voto abertamente. 

E por último, o planejamento do dia da eleição, aonde circular, que horas você deve ir votar, como seus multiplicadores podem ainda pedir votos, tudo isto, respeitando a legislação eleitoral obviamente.

Como eu sempre disse, eleição se ganha e se perde, no dia da eleição. E não tem empate.
Portanto, por mais que você esteja esgotado, tenha feito o máximo na sua campanha até agora, são nestes dias finais que você estará definindo o resultado da sua eleição no dia 15 de novembro.  
Desejo sucesso na sua eleição!

*Heraldo Rocha
Médico, gestor público, ex-deputado estadual e mentor nas áreas de Gestão Pública/Política Eleitoral

--------------
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos respectivos autores, não representanto, portanto, a opinião do Portal Muita Informação!