Líderes do governo acreditam ter maioria para aprovar autonomia do Banco Central no Senado

A votação está prevista para acontecer nesta terça-feira (3)

Por Redação
03/11/2020 às 15h31
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O líder do governo no Congresso Nacional, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), disse que há maioria para aprovar a autonomia do Banco Central no Senado. A votação está prevista para acontecer nesta terça-feira (3).

"Nossa expectativa é de que vote hoje. E temos votos acima de 42", estimou o parlamentar em entrevista ao Blog da Andréia Sadi, no G1.

Já o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), vai além. "Acredito termos 50 votos, dependendo do quórum da sessão. Falei com Rodrigo Maia que prometeu pautar para o dia 17 deste mês", comentou com o blog.

Esse é o processo. Uma vez aprovado no Senado, o projeto segue para a Câmara, onde, segundo Gomes, também há maioria para aprovar. Neste caso, no entanto, a discussão vai ficar para depois das eleições municipais.

O projeto em questão aborda, principalmente, a nomeação e demissão de presidentes e diretores do BC. A mudança visa a estabelecer mandatos fixos de quatro anos para eles, com possibilidade de recondução, e retirada do status de ministro para o presidente do órgão.