TVE e Rádio Educadora FM têm programação especial no mês da Consciência Negra

A partir do dia 1º, emissora ganha reforço nos conteúdos voltados à cultura e produção audiovisual com foco na população negra

Por Flávio Gomes
31/10/2020 às 13h15
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A TVE preparou uma programação especial para novembro, o Mês da Consciência Negra, com uma estreia inédita nas telas baianas.

Reconhecida junto à Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2016 como a representante na Bahia da Década Internacional Afrodescendente, a TVE vai exibir conteúdos com os tradicionais debates sobre os direitos da população negra, promoção da igualdade étnico-racial e combate ao racismo. Além disso, haverá novo conteúdo exclusivo sobre cultura afro urbana no mundo.

A partir do dia 1º, a TVE ganha um reforço nos conteúdos voltados à cultura e produção audiovisual com foco na população negra. O canal a cabo TRACE Brazuca e a emissora pública da Bahia se uniram para promover uma programação mais diversa para seus públicos.

Inicialmente, serão 50 horas de programação mensal, que deve alcançar mais de 10 milhões de pessoas na Bahia. Os conteúdos da TVE passam a ser exibidos no Brasil e no exterior através dos canais da TRACE.

Serão lançados os programas "Trace Trends e Focus", que irão ao ar aos sábados, às 21h e domingos, às 19h.  Outros lançamentos são o "Djouba", que traz os hits africanos, e o "Newcomers" - com foco em novos talentos baianos, que entram na programação da TVE de segunda a sexta, das 16h às 18h.

O programa "Rural Produtivo", parceria entre TVE e a Secretaria de Desenvolvimento Rural e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), apresenta o especial "Novembro Negro", que enfoca os saberes de comunidades quilombolas da Bahia.

Ainda como parte da programação, a partir do dia 3, toda terça-feira, às 19h, a TVE exibe um conteúdo com a temática de saúde. Os filmes são produções da Fiocruz e distribuídos pelo Canal Saúde, e abordam temas como gênero, raça, território, classe, meio ambiente e desenvolvimento social.

Os vídeos e documentários são "Mulheres das águas", no dia 3; "Potência negra", no dia 10; "Meia lua falciforme", no dia 17; "Uma árvore bonita", no dia 24.

No dia 20, será exibido um show especial comandado por Gilberto Gil, na Concha Acústica, na premiação do 17º Festival de Música da Educadora FM.

Já o "Soterópolis", principal programa dedicados à arte e a cultura baiana, também vai exibir este mês reportagens sobre a cultura negra, racismo, maternidade negra, apropriação cultural, empreendedorismo negro, gastronomia africana, músicos negros e moda afro. O programa vai ao ar às quintas-feiras, às 22h, com reprises às sextas-feiras e aos domingos, às 19h.

 

Música na Educadora FM

A Rádio Educadora FM também preparou uma programação especial para o Novembro Negro. A partir do dia 7, toda sexta-feira do mês, os programas terão conteúdos dedicados ao tema "Consciência Negra através da música".

Convidados no estúdio, entrevistas, programas, além de reportagens especiais e cobertura dos eventos sobre o Novembro Negro, com destaque para a história de líderes revolucionários do movimento negro, são algumas das ações programadas pela rádio para marcar o mês.  Sem esquecer das homenagens aos homens e mulheres que são referência da luta antirracista.