Aos 90 anos, morre Sean Connery, primeiro James Bond do cinema

Escocês imortalizou o espião com licença para matar e ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme 'Os intocáveis'

Por Redação
31/10/2020 às 10h20
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/
Foto: Reprodução/

Famoso por viver o primeiro James Bond da história do cinema, Sean Connery morreu na manhã deste sábado (30), aos 90 anos. A informação foi divulgada pelo site da BBC, que confirmou a morte com a família do ator.

Além do papel do histórico espião, Connery ganhou fama ao participar de outras produções, como Indiana Jones e Caçada ao outubro vermelho. Ele recebeu um Oscar em 1988, além de dois prêmios Bafta e três Globos de Ouro. O escocês estava aposentado do mundo artístico há mais de dez anos e aproveitava parte de seu tempo jogando golfe, uma de suas paixões.

Com mais de 94 papéis ao longo de mais de 50 anos de carreira, o ator ficou conhecido por interpretar o espião James Bond na franquia 007 nas décadas de 1960, 1970 e 1980.

Connery também atuou no drama Os intocáveis, de Brian de Palma, pelo qual venceu o Oscar em 1988 na categoria de Melhor Ator Coadjuvante e o Globo de Ouro.

O ator nasceu em Edimburgo, na Escócia, em 1930, e ganhou seu primeiro papel em 1954, no filme Lilacs in the spring. Sir Sean Connery foi nomeado cavaleiro pela rainha Elizabeth II em 2000.

Entre seus personagens de destaque, estão também o protagonista William von Baskerville no longa O nome da rosa, de 1986, adaptação da obra de Umberto Eco, e o professor Henry Jones no filme Indiana Jones e a última cruzada, de 1989, com Harisson Ford no papel principal.