"A logística integrada com mineração e agronegócio vai colocar a Bahia em outro patamar", diz CEO da Bamin

De acordo com Eduardo Ledsham, com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) será possível escoar melhor a produção do estado

Por Jones Araújo
31/10/2020 às 07h00
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O CEO da Bamin, Eduardo Ledsham afirma que a logística integrada com mineração e agronegócio vai colocar a Bahia em outro patamar. Ao colunista do jornal A Tarde e editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, ele disse que "qualquer negócio tem que ser sustentado por uma logística que tenha capacidade de transportar volume com um custo competitivo".

"Então, se a gente olhar as ferrovias hoje existentes, pegar o caso do Nordeste, são ferrovias que têm mais de 80 anos. E elas têm limitações na capacidade, elas têm uma restrição para grandes volumes. Então, o investimento hoje em infraestrutura é o pilar para mudar e alavancar a economia tanto dos recursos minerais quanto do agronegócio".

De acordo com Ledsham, a Bahia terá uma ferrovia que vai cruzar de Oeste para Leste e, graças a esta infraestrutura, a produção do estado poderá ser canalizada.

"No Brasil, pegando o estado do Pará, depois que você implantou uma ferrovia unindo Carajás a São Luís (são 980 km), a produção cresceu exponencialmente".

"Só foi viável num primeiro momento com uma escala muito pequena. Hoje lá já está indo para 300 milhões de tonelada. Então, certamente o legado que se deixa no investimento em estrutura é para gerações futuras. E o estado da Bahia certamente vai ser alavancado com essa infraestrutura que está hoje em implantação", finaliza.