CEO da Bamin, Eduardo Ledsham acredita que governo Bolsonaro vai alavancar obras da Fiol e do Porto Sul

Andamento da construção das estradas de ferro depende de autorização do Tribunal de Contas da União

Por Francisco Artur e Osvaldo Lyra
30/10/2020 às 20h41
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Portal Mineração
Foto: Reprodução/Portal Mineração

O CEO da mineradora Bamin, Eduardo Ledsham, acredita que o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contribuirá para o alavancar as obras da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), que deve ligar os municípios de Figueirópolis, no Tocantins, até Ilhéus, no sul da Bahia, onde será implantado o Porto Sul.

"Eu acredito que o governo Bolsonaro vai conseguir alavancar as obras da Fiol e do Porto Sul. O ministro [da Infraestrutura], Tarcísio [Freitas], tem feito um trabalho hercúleo com relação à infraestrutura. Basta ver aí no meio dessa pandemia o suporte da infraestrutura no nosso negócio de mineração, que depende de suprimentos. Ele funcionou e o impacto foi muito pequeno", afirmou o empresário. 

No momento, as obras para a construção da Fiol estão paralisadas e dependem de uma autorização do Tribunal de Contas da União (TCU) para o retorno às atividades. Sobre o embargo, Eduardo Ledsham não vê como empecilho para investimentos e projeções futuras.

"Hoje esse processo encontra-se no TCU, que também é importante a gente ter uma aprovação do TCU, até para os investidores se sentirem confortáveis. É um processo que já está se estendendo há bastante tempo, mas para o investidor é importante ter aí o carimbo e o selo do TCU", disse.