Mesmo impugnada, pesquisa eleitoral é divulgada em Irecê através de 'laranja'

Secretário do município, João Gonçalves, usou CPF do engenheiro Albert Santos Dourado

Por Redação
30/10/2020 às 20h20
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Apesar de a Justiça Eleitoral ter determinado a suspensão da divulgação de uma pesquisa do município de Irecê, feita pelo Instituto Gasparetto de Pesquisas, o levantamento foi veiculado em um site de notícias local.

Na pesquisa, o nome do candidato a prefeito de Irecê, Luizinho Sobral (Podemos), estava errado e havia também a presença de um povoado não existente no município.

A pesquisa foi em nome de um engenheiro civil: Albert Santos Dourado. Ele confessou, através de um vídeo publicado nas redes sociais, ter emprestado o nome e o CPF dele para o secretário de Meio Ambiente do município.

"Em relação à pesquisa que está sendo divulgada, João Gonçalves pediu meu CPF para a solicitação de uma pesquisa, e eu forneci pela minha amizade com o filho dele. Eu não assumo nenhuma responsabilidade pela sua divulgação, nem pelo descumprimento da determinação judicial. Foram apontados pelo juiz indícios de irregularidades. Nem eu nem a minha família temos nada a ver com a divulgação desta pesquisa, como o próprio João Gonçalves declara em seu vídeo", disse o engenheiro.

Estão na disputa pela prefeitura de Irecê o atual gestor Elmo Vaz (PSB), Luizinho Sobral (Podemos), Cleomar Santiago (Avante) e Léo da Unibel (DEM).

Nas redes sociais, o candidato do Podemos se manifestou sobre o assunto. "Um site local, que já é acostumado a divulgar notas e pesquisas fraudulentas, divulgou uma pesquisa impugnada pela Justiça, para tentar enganar a nossa população. Divulgaram um percentual que nunca existiu no município", disse Sobral.