Voluntárias Sociais inauguram centro de atendimento em instituição de apoio a crianças com paralisia

O novo espaço do Núcleo de Assistência à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC) fica localizado em Ondina

Por Flávio Gomes
30/10/2020 às 12h50
  • Compartilhe
Foto: Fernando Vivas / GovBa
Foto: Fernando Vivas / GovBa

Foi inaugurado, na manhã desta sexta-feira (30), o novo espaço do Núcleo de Assistência à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC), em Ondina. Com nome de 'Santa Clara', o local foi viabilizado com cerca de R$ 891 mil e possui cinco salas amplas e arejadas para atendimentos de reabilitação especializada.

Presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), a primeira-dama Aline Peixoto participou da inauguração e percorreu toda a estrutura, acompanhada dos artistas Luiz Caldas e Jau, que abriram mão do cachê, ao lado da cantora Ivete Sangalo, quando animaram o Baile Bahia Real Masqué, promovido pela VSBA, em fevereiro.

"Nosso intuito é mobilizar e despertar o lado solidário das pessoas, ao mesmo tempo em que buscamos dar visibilidade a entidades que cuidam de quem mais precisa em nosso estado, como é o caso aqui do Núcleo", comentou Aline.

Luiz Caldas não escondeu o orgulho que sente por ter contribuído para o surgimento do Espaço Santa Clara. "O que sinto é uma alegria fora do comum por que a gente sabe o quanto essas famílias precisam desse apoio e desse acolhimento. Aline vem fazendo esse trabalho há muito tempo e eu e meus colegas músicos, sempre que podemos, estamos junto com ela nessa corrente de amor", celebrou.

Fundador e presidente do NACPC, o urologista Pedro Guimarães ressalta que "esse espaço é de suma importância, inclusive nesse momento de isolamento social, que pede espaços adequados, bem ventilados e dentro das normas, permitindo a ampliação do atendimento que fazemos, quando a pandemia acabar".

O Espaço Santa Clara tem área de 350 metros quadrados, dividida entre um ambiente de acolhimento para cuidadores primários e/ou familiares; uma rampa de acesso e um jardim gramado frontal. Além disso, foi feita a pintura da fachada lateral interna e do estacionamento.

Com as novas instalações, o Núcleo passa a contar com piscina coberta, já que o Espaço Santa Clara foi construído em laje pré-moldada e bem acima do equipamento aquático. Na ocasião, a primeira-dama Aline Peixoto fez a doação de veículo zero do modelo Ka para o Núcleo. O carro será utilizado pelo setor administrativo do NACPC.