Na crise, locação de caminhão vira realidade para o pequeno frotista e caminhoneiro autônomo

Com a alta demanda por serviço, empresas do segmento miram pequenos transportadores e caminhoneiros autônomos

Por Redação
29/10/2020 às 13h59
  • Compartilhe
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

A crise provocada pelo novo coronavírus levou muitos frotistas a optarem pela locação de caminhão. Em razão disso, empresas do setor de locação estão diversificando sua oferta de serviços. E estão incluindo o pequeno transportador e o caminhoneiro autônomo entre o público-alvo.

De acordo com o jornal Estado de S.Paulo, a ação tem se dado devido ao cenário de falta de crédito, em razão da insegurança do setor financeiro, que há um bom tempo é um grande entrave para transportadoras de pequeno porte ou mesmo autônomos renovarem os próprios veículos.

Duas delas, a LM Frotas e a Marbor Frotas Corporativas, por exemplo, oferecem o serviço de locação de caminhão para autônomos, micro e pequenos frotistas. Diretor-presidente da LM, Ricardo Soeiro, explica que o pequeno frotista e o caminhoneiro autônomo, quando fecham um contrato de prestação de serviço, este se torna mais duradouro quando o veículo é novo. 

Além disso, com a locação, o cliente encontra essa vantagem de ter um caminhão recém-adquirido. Se o contrato for mais longo, o locatário paga menos pelo aluguel. Outro atributo é que no perfil de operação desses clientes, os veículos geralmente não são usados com severidade. E isso também reflete no preço final do aluguel, que se torna mais convidativo.

"Quanto maior o prazo da locação e menor a severidade com a qual o veículo for usado, menor também será o valor mensal do aluguel. É um serviço diferenciado e que pode trazer vantagens ao pequeno empresário", disse Soeiro, em entrevista à publicação paulista.

Ainda de acordo com o executivo, o valor do aluguel pode chegar a ser 20% mais econômico em relação ao valor da prestação de um veículo zero-quilômetro. Seja pela modalidade de financiamento ou por consórcio.

Mais investimento

Outro que também observa vantagens neste modelo de negócio é o diretor da Marbor Frotas Corporativas, Renato Vaz. Também ao Estadão, ele afirmou: "Quando o pequeno empresário nos contata, ele leva os benefícios de um veículo mais novo, sem precisar estar focado na gestão da frota, porque nós cuidamos disso. A função dele é se concentrar na sua atividade de transporte. IPVA, licenciamento, multas de trânsito ou qualquer assunto relacionado ao caminhão é gerido pela locadora".

Ao empresário, por outro lado, fica apenas o custo fixo da mensalidade. Soeiro lembra que, dessa forma, o cliente desmobiliza ativos para investir no seu negócio. Ele acrescentou que o pequeno transportador não tem poder de barganha para comprar um veículo com condições especiais. O mesmo ocorre para compra de lote de pneus ou outros insumos. 

Por isso, a locação de caminhão tem tudo para crescer também entre as pessoas físicas. "Quando esse empresário ou autônomo aluga um caminhão, ele passa a entrar na escala da locadora. E os benefícios vêm juntos", completou.