Domingos Leonelli critica venda de terreno no Parque de Exposições e propõe implantação de Cidade da Música

Para reforçar a vocação do espaço, ex-secretário de Turismo disse que dos 32 eventos realizados anualmente no local, 29 eram musicais

Por Redação
28/10/2020 às 19h45
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/PSB
Foto: Divulgação/PSB

Ao comentar a abertura de licitação para venda do terreno do Parque de Exposições, na avenida Paralela, o ex-secretário estadual de Turismo e ex-deputado federal Domingos Leonelli (PSB) defendeu que o espaço poderia ser utilizado para espaço de fomento à música.

"Não faz sentido o Estado abrir mão de uma das poucas áreas públicas que poderia ser utilizada para uma função urbanística ligada às principais vocações econômicas da cidade como o turismo, a cultura, a música e a economia criativa". Esta é a proposta da Cidade da Música: a criação, no local do Parque de Exposições, de um polo de produção cultural e grandes eventos.

Ainda sobre a importância do Parque de Exposições para o mercado musical, Leonelli disse que "dos 32 eventos realizados anualmente [no local], 29 eram de música. A vocação da área para a música é tão grande que a própria Rede Globo, na realização de seus eventos, apresentava o espaço como Cidade da Música".

Para deflagrar uma possível intervenção no espaço, Leonelli defende que o governador Rui Costa (PT) inicie "um diálogo envolvendo os trades turísticos e culturais, através de suas associações, sindicatos e players destes setores".

"O modelo para a criação da Cidade da Música pode ser de uma Parceria Público Privada (PPP)", afirma Leonelli. A questão seria como viabilizar esta proposta após o Aviso de Licitação para a alienação do Parque de Exposições ter sido publicado no Diário Oficial do Estado.

Segundo Leonelli, esta proposta também contemplaria o setor de agronegócios, pois não impediria a utilização do espaço para eventos do setor, como o Bahia Farm Show, "rico em tecnologia e entretenimento".