Governo e prefeitura não se acertam sobre volta às aulas e anúncio é adiado para esta quinta

De acordo com a administração municipal, "a decisão foi tomada porque ainda não foi definida a data por parte do governo estadual para a publicação dos protocolos da educação"

Por Francisco Artur
28/10/2020 às 18h04
  • Compartilhe
Foto: Uendel Galter
Foto: Uendel Galter

Como não houve acerto entre a prefeitura de Salvador e o governo da Bahia sobre a volta às aulas, o Executivo municipal adiou o anúncio de retorno para esta quarta-feira (28). De acordo com a prefeitura, "a decisão foi tomada porque ainda não foi definida a data por parte do governo estadual para a publicação dos protocolos da educação". 

Ensino superior

Sem aulas desde março, quando a prefeitura e o estado impuseram medidas restritivas para o combate ao contágio do novo coronavírus, a possibilidade para o retorno aos encontros presenciais deve começar pelas instituições de ensino superior. De acordo com o governador Rui Costa, as universidades não serão mais obrigadas a deixar as aulas suspensas.

A mensagem foi passada por meio do programa comandado por Rui, o 'Papo Correria' da última terça-feira (27). Na ocasião, ele também disse que a decisão de retorno às atividades presenciais ficará a critério de cada instituição de ensino.

"O que nós vamos fazer é determinar uma série de prerrogativas para esse retorno as aulas. Nós vamos exigir metade da lotação das aulas, exigir álcool gel nos corredores das escolas. Vamos voltar, em tese, por grupo. O primeiro é no nível superior. Quando digo voltar é liberar para voltar porque cada universidade para definir como vai voltar e seu calendário. O que faremos é retirar a restrição do retorno", explicou Rui Costa. 

Na terça, o governador também afirmou que a liberação das aulas vai acontecer por grupos, depois das universidades será a vez do ensino médio. Além disso, Rui Costa reforçou que continuará sendo monitorado o número de casos e a demanda de leitos hospitalares.