Espanhol vai funcionar como Hospital do Servidor Estadual

Rui Costa fez o anúncio na manhã desta quarta-feira (28), pelo Instagram

Por Flávio Gomes
28/10/2020 às 09h16
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O governador do Estado da Bahia, Rui Costa (PT) anunciou, nesta quarta-feira (28), dia do Servidor Público, a criação do Hospital do Servidor, que será instalado no prédio do antigo Hospital Espanhol. A unidade de saúde será gerida pelo Planserv.

Segundo o gestor, o Estado vai "contratar um estudo para avaliar o processo com a Procuradoria Geral do Estado (PGE). A PGE vai tomar as medidas com a secretaria da Administração para definir o perfil e o processo legal da desapropriação do hospital. Será referência do Brasil inteiro", disse.

De acordo com o governador, o estudo técnico vai avaliar a infraestrutura necessária à implantação, em aspectos como recursos necessários, localização, adequação de equipamentos, serviços e especialidades a serem oferecidos, número de leitos e modelo de gestão, levando em consideração o perfil da carteira da assistência, hoje com mais de 510 mil beneficiários. A conclusão será um plano de ação a ser avaliado pelo governo estadual.

O hospital Espanhol entrou em crise em 2013 e em setembro de 2014, a diretoria anunciou o encerramento de suas atividades. Mais de dois mil funcionários foram demitidos. O hospital teve sua venda determinada pela justiça e o governo da Bahia entrou com uma ação pedindo a desapropriação. Leilões foram marcados e desmarcados diversas vezes, com o intuito de arrecadar dinheiro e pagar as dívidas trabalhistas que somam R$ 135 milhões.

O Hospital foi reaberto em abril deste ano como unidade de tratamento para coronavírus em Salvador, com 220 leitos instalados, sendo 140 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 80 leitos clínicos.