Comediante britânico faz piada com Bolsonaro e o compara a Kim Jong-Un em filme

'Borat', de Sacha Baron Cohen, pode ser conferido em plataforma de filmes; produção se tornou um dos assuntos mais comentados em rede social

Por Redação
26/10/2020 às 11h36
  • Compartilhe
Foto: Montagem/Reprodução
Foto: Montagem/Reprodução

O presidente brasileiro Jair Bolsonaro (sem partido) foi um dos alvos do ator britânico Sacha Baron Cohen, na sequência do popular filme satírico Borat, de 2006, lançado na última sexta-feira (23), mundialmente na plataforma Prime Video, da Amazon. 

Na pele de um jornalista atrapalhado, o comediante colocou Bolsonaro, ironicamente, na lista de "líderes mundiais durões", ao lado de ditadores como o russo Vladimir Putin e o norte-coreano Kim Jong-un, e. "Kenneth West", uma alfinetada no rapper Kanye West, que se lançou como candidato à Presidência americana, e é um notável apoiador de Donald Trump. O trecho se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter mundial, repercutindo na imprensa estrangeira.

Com um humor altamente ácido, Baron Cohen se apropria da narrativa de apoiadores de Trump, e conta como os Estados Unidos foi destruído por um "homem mau com valores anti-americanos" chamado Barack Obama, que fez com que outros "africanos" virassem líderes políticos. Um exemplo disso? O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau, que aparece na controversa foto fazendo "black face" (com o rosto pintado de preto), o que lhe rendeu uma acusação de racismo - e subsequentes pedidos de desculpas. 

Nesse deboche politizado, Cohen descreve como um maravilhoso novo premier, chamado "McDonald Trump", assumiu o poder, fez a América "great again" (o slogan de Trump) e ficou "amigão" de outros líderes durões, entre eles Bolsonaro, colocado no mesmo balaio do nada democrata governante da Coreia do Norte.

*Com informações da revista Veja.