Em entrevista, Bacelar faz críticas a gestão de Neto e diz que quer usar sua experiência política para melhorar Salvador

Candidato do Podemos foi o entrevistado do programa "Café das Seis, em uma parceria da Rádio Globo com o Portal M!

Por Flávio Gomes
19/10/2020 às 08h42
  • Compartilhe
Foto: Equipe M!
Foto: Equipe M!

O candidato à Prefeitura de Salvador, da coligação "Salvador dos Bairros é Salvador de Todos", Bacelar (Podemos), foi o segundo entrevistado no programa Café das Seis, da Rádio Globo Salvador, em parceria com o Portal M!. Durante sabatina com os jornalistas Osvaldo Lyra e Silvana Freire, Bacelar aproveitou para falar sobre sua experiência política para governar a capital baiana. Segundo o candidato, sua aproximação com os soteropolitanos é a sua virtude para realizar uma grande gestão.

"Fui vereador por quatro mandados e presidente da Câmara, além de secretário de Educação. Conheço as ruas, ladeiras e mistérios dessa cidade. Conheço as dificuldades que as pessoas enfrentam e tenho identidade com os soteropolitanos. Encontrei a oportunidade de dar consciência para a população e que, com essa consciência, possamos enfrentar o 'enigma baiano' e que hoje chamo de 'enigma soteorpolitano'", pontuou.

Bacelar também disse que Salvador perdeu importância política social no Brasil. Segundo o candidato, "somente a 15% da população é beneficiada com a atual gestão" e está envolvida em uma "fantasia ideológica de uma ilha abençoada".

"Salvador está embasada na fantasia ideológica de que é uma ilha abençoada e que está afastada dos problemas do país. Para a atual gestão, aqui não temos problema de violência desemprego. As lojas estão fechadas, ambulantes perdendo mercadorias, sem emprego. Cerca de 40% da população sobrevive com o salário mínimo. Eu quero enfrentar e desmontar essa forma de administrar Salvador, voltada apenas para os mesmos locais, grupos e pessoas da cidade do privilégio de poucos e miséria de muitos", pontuou.

Durante a sabatina, Bacelar apresentou alguns pontos do seu projeto de governo como criar um processo de desenvolvimento capaz de gerir a justiça social, além da promessa da criação de quatro policlínicas na Boca do Rio, Nordeste de Amaralina, Pirajá e no miolo da cidade.

Questionado sobre a violência, o candidato do Podemos destacou que "insegurança não se combate com insegurança, se combate com convivência" e que não vai "permitir o toque de recolher nos bairros". Ele ainda declarou que vai transformar as ruas em centros de convivências educativas e saudáveis, bem como direcionar a guarda municipal para "o serviço de olhos e ouvidos da prefeitura", deixando de ser um serviço de instrumento violento para ser um agente fiscalizador da população.

O prefeiturável também disse que tem "a experiência, a coragem e a consciência para mudar o quadro social e melhorar Salvador. Eu acredito e tenho fé no povo de Salvador e vamos fazer a transformação que essa cidade precisa", finalizou.

A Rádio Globo Salvador e o Portal M! deram início, na última quinta-feira (15), a série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Salvador. Os nove postulantes ao Palácio Thomé de Souza serão sabatinados. A próxima entrevista será na quinta-feira (22), às 7h15, com a candidata Olívia Santana (PC do B).