Olívia Santana critica "falta de planejamento" da prefeitura para evitar os problemas da chuva

A candidata do PCdoB também apresentou propostas para reduzir os prejuízos causados pelo mau tempo

Por Redação
18/10/2020 às 12h07
  • Compartilhe
Foto: Amanda Oliveira
Foto: Amanda Oliveira

Neste domingo (18) chuvoso, a candidata à Prefeitura de Salvador Olívia Santana (PCdoB) criticou o que chamou de "falta de planejamento urbano para evitar os principais problemas causados pela chuva".

"Os alagamentos ocorrem por diversos fatores, mas um deles é ausência de educação ambiental. Nós temos que ter uma visão em relação às obras de infraestrutura. Não se pode impermeabilizar 100% do solo, porque é lógico que vai acontecer alagamento, a água precisa escoar".

Uma das propostas da candidata é a criação do Programa Favela Importa, que vai integrar ações de prevenção de desastres através da requalificação de ambientes degradados, saneamento básico, pavimentação, reflorestamento, drenagem e limpeza dos canais em zonas de interesse social. "Vamos implantar um projeto de educação ambiental na cidade", diz Olívia. Esse projeto inclui a instalação de ecopontos para recolhimento de entulhos e materiais que podem prejudicar o escoamento das águas nos períodos de chuva na capital baiana.

Olívia também aponta que Salvador, há anos, tem os mesmos problemas em relação à infraestrutura. "Não tenho fotos de infância porque muitas vezes eu e minha família tínhamos que sair de casa correndo quando chovia, só com a roupa do corpo. Tenho 54 anos e ainda tem gente morrendo por conta de desabamentos, como aconteceu em abril, que uma avó e sua netinha morreram soterradas em Águas Claras", relembra.