Moradores da Barra entram no clima de Primavera com o plantio de mudas de árvores

Ação foi concluída no trecho que compreende o Forte Santa Maria e o Farol da Barra

Por Redação
17/10/2020 às 13h44
  • Compartilhe
Foto: Bruno Concha/Secom/PMS
Foto: Bruno Concha/Secom/PMS

A Barra ganhou um colorido diferente com o plantio de 41 mudas de árvores neste início de Primavera. Além de realçar a beleza de um dos cartões postais mais famosos de Salvador, a ação reforçou as nuances da estação das flores. A iniciativa é da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) e faz parte do cronograma de serviços realizados na cidade, atendendo a uma demanda dos moradores locais. 

A ação foi concluída no trecho que compreende o Forte Santa Maria e o Farol da Barra. Foram plantadas cinco mudas de oitis, um algodoeiro e 35 abricós. Além de revitalizar as áreas urbanas, o plantio de árvores promove diversos benefícios para o meio ambiente, como a purificação do ar, aproximação da população com a natureza e sensação de bem-estar. Algumas árvores, inclusive, rendem frutos, servem de sombra e contribuem com a diminuição da sensação térmica.

"Plantios de árvores fazem parte da agenda de serviços da cidade há quase oito anos, desde quando a secretaria foi criada, em 2013. Tradicionalmente, isso acontece entre os meses de abril e agosto, período mais chuvoso e, portanto, mais adequado para se plantar. É quando também realizamos a Operação Plantio Chuva. Mas, aproveitando que ainda estão ocorrendo pancadas de chuva com certa frequência na cidade, resolvemos concluir esse plantio na Barra, que é resultado de uma demanda antiga da comunidade de moradores local", explica João Resch, titular da Secis.