Detran-BA reforça que condutor pode usar carteira de habilitação vencida sem risco de punições

Flexibilização na regra da validade da CNH cumpre deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em virtude da pandemia da Covid-19

Por Flávio Gomes
17/10/2020 às 12h40
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) esclarece que o condutor com carteira de habilitação  vencida desde 19 de fevereiro deste ano pode continuar dirigindo, por tempo indeterminado, sem o risco de multa e remoção do veículo.

A flexibilização na regra da validade da carteira cumpre a deliberação 185/2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabeleceu medidas para minimizar os impactos da pandemia da Covid-19.

Segundo o Detran, apesar da autorização para o motorista usar a CNH vencida, a renovação do documento tem sido o serviço mais procurado no órgão, por meio de agendamento no SAC Digital, representando cerca de 40% das solicitações.

"Não era prevista essa demanda para a renovação da habilitação, justamente porque ela deixou de ser obrigatória. Entendemos que muitos motoristas possam ficar com receio de rodar com a CNH fora da validade, mas não existe motivo para se preocupar. A resolução do Contran é a garantia que eles não precisam trocar a carteira, a não ser nos casos de quem pretende incluir atividade remunerada ou está com CNH que venceu antes de 19 de fevereiro", ressaltou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.