Prêmios culturais para Lei Aldir Blanc superam marca de mil inscrições

Serão premiadas 151 propostas de agentes culturais, totalizando o repasse de R$ 9,13 milhões ao setor

Por Redação
17/10/2020 às 09h00
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

As chamadas públicas para os prêmios culturais promovidos pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), a partir da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, receberam 1.118 inscrições até a segunda-feira (12), último dia de adesão. Os prêmios culturais foram as ferramentas utilizadas para auxiliar a Prefeitura de Salvador na distribuição dos subsídios previstos na nova lei, que estabelece o financiamento de projetos para a retomada da economia criativa, que foi duramente atingida pela pandemia de Covid-19.

Ao todo, serão premiadas 151 propostas de agentes culturais, totalizando o repasse de R$ 9,13 milhões ao setor. Até este sábado (17) será publicada, no Diário Oficial do Município (DOM), a relação das propostas inscritas.

Quem não constar na lista pode apresentar recurso enviando e-mail com o registro da inscrição para a sua respectiva área de atuação: premiolinguagens@salvador.ba.gov.br, premioaudiovisual@salvador.ba.gov.br ou premiopatrimonio@salvador.ba.gov.br. Até o dia 23 de outubro, será divulgada a relação final de propostas no Diário Oficial do Município.

A etapa seguinte é composta por avaliação e seleção. A comissão vai avaliar mérito artístico, viabilidade econômica, perfil e experiência do agente, caráter inclusivo e estímulo à diversidade. O resultado da habilitação, avaliação e seleção será publicado no Diário Oficial em até 30 dias úteis após a divulgação da lista final de inscritos.

 

Conheça os prêmios

Os prêmios contemplam propostas das áreas de linguagens, audiovisual e patrimônio cultural e foram divididas em três chamadas públicas. Uma delas é o Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, voltado a contemplar propostas de teatro, dança, circo, música, artes visuais, literatura, artes integradas, jogos digitais e arte de rua, que recebeu 758 inscrições.

O Prêmio Conceição Senna de Audiovisual visa promover alternativas para a produção, distribuição e acesso a conteúdos audiovisuais locais e de interesse público. Para esta chamada, foram recebidas 193 inscrições.

O terceiro prêmio, o Jaime Sodré de Patrimônio Cultural, é focado em apoiar manifestações e práticas culturais de preservação, valorização, dinamização e demais ações que contribuam para a continuidade da existência de bens culturais, além de gestões participativas e autônoma de práticas tradicionais referenciais desse segmento social. Ao todo, somou 167 inscritos.