Associação projeta que Black Friday e Natal devem gerar 400 mil vagas temporárias

Estimativa é que 20% desses profissionais sejam efetivados nas empresas

Por Redação
16/10/2020 às 23h30
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM) faz uma projeção otimista para a economia do país: devem ser gerados pouco mais de 400 mil empregos temporários no último trimestre do ano.

De acordo com a pesquisa, as vagas serão criadas no comércio, principalmente por causa da Black Friday e do Natal. A estimativa é que 20% desses profissionais sejam efetivados nas empresas.

Ainda segundo a pesquisa, as contratações temporárias têm aumentado consideravelmente desde setembro, quando uma alta de 42% foi registrada na comparação com o mesmo período de 2019.

O presidente da ASSERTTEM, Marcos Abreu, afirmou à CNN que o mês de agosto registrou "a maior quantidade de trabalhadores temporários desde a série histórica iniciada em 2014". SEgundo ele, foram 200 mil só naquele mês.

"Quem comandou essas contratações foram as indústrias alimentícia, farmacêutica e de linha branca. Essas marcas aconteceram neste mês porque a indústria estava sem estoque e com quadro de funcionários reduzidos por causa da pandemia", explicou.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira (16), apontaram que a taxa de desemprego no País subiu de 13,7% na terceira semana de setembro para 14,4% na quarta semana do mês, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid-19).

Em apenas uma semana, houve aumento no número de pessoas buscando emprego, e redução no total de trabalhadores ocupados.

A população desempregada foi estimada em 14 milhões de pessoas na quarta semana de setembro -  cerca de 700 mil a mais que o registrado na semana anterior, quando essa população totalizava 13,3 milhões.

 

* Com informações da CNN Brasil.