Fotógrafo conta como aproveitou a pandemia para produzir cliques do cotidiano de Salvador 

Fotos de Rodrigo Lima mostram como a população da capital baiana é diversa em seus costumes, condições sociais e reações diante da ameaça do novo coronavírus

Por Francisco Artur
17/10/2020 às 12h00
  • Compartilhe
Foto: Acervo pessoal
Foto: Acervo pessoal

Momentos de exceção podem ser uma janela de oportunidades para quem souber enxergar além do óbvio. Foi assim com o fotógrafo baiano Rodrigo Lima, que aproveitou a pandemia de Covid-19 e a vigência de medidas restritivas para adaptar seu ofício ao chamado 'novo normal'. Em vez de registrar multidões em estações de metrô e feiras livres - como fazia desde 2018, em caminhadas por diversos pontos de Salvador -, sua câmera profissional modelo Sony a7iii passou a focalizar aspectos individuais de pessoas comuns na cidade.

Nesta experiência, em que há o registro mais próximo, o fotógrafo destaca uma mudança no estilo fotográfico. "O fato de as pessoas estarem usando a máscara faz com que mudemos o estilo da fotografia, já que antes da pandemia focávamos no sorriso", expicou.

Se antes da pandemia, o sorriso ou a seriedade davam o tom da imagem do fotografado, agora Rodrigo interpreta o estado de espírito do personagem por meio do olhar. "Com a máscara, o foco da câmera vai para o olhar, que diz muita coisa, podendo representar aflição, calma ou felicidade", pontua.

Assim como a mudança do foco da câmera de Rodrigo, a forma de contato com o fotografado também mudou com a pandemia. "Hoje as pessoas ficam mais assustadas quando são fotografadas. Talvez por causa do clima pesado que estamos vivendo. Por isso, tento ter o contato mais distante possível com a pessoa que fotografo. Se antes era tranquilo mostrar como ficou o resultado da foto, hoje já fica melhor pegar o contato do personagem e enviar a imagem pelo WhatsApp", explicou.    

 

 

"Salvadores em uma Salvador"

Na avaliação de Rodrigo Lima, o retrato dos sete meses de pandemia do novo coronavírus em Salvador mostra uma cidade diversa, com múltiplas formas de viver e de se expressar. "A fotografia me permitiu conhecer mais a cidade. São muitas 'Salvadores' dentro de uma Salvador, e eu sempre busco poder conhecer outras realidades", contou.

Entre a multiplicidade de expressões sociais, o fotógrafo ressaltou os registros das diversas formas de reação das pessoas diante da emergência sanitária. "Existem expressões de preocupação e descaso total sobre a pandemia. Há também aquela ideia de que 'a situação é essa e eu tenho que viver minha vida'. E, claro, há os registros das expressões de quem só quer curtir a vida, sem se preocupar com as medidas de combate à pandemia". 

As fotografias de Rodrigo Lima estão publicadas em seu Instagram (rodrigolimaphoto). Confira abaixo mais uma imagem produzida pelo fotógrafo baiano: