'Ainda não dá pra gente relaxar. Vivemos um momento muito difícil', diz infectologista Nanci Silva

Ao podcast do Portal M!, especialista afirmou que poderes públicos e população precisam assumir responsabilidades

Por Osvaldo Lyra e Yuri Abreu
15/10/2020 às 14h00
  • Compartilhe
Foto: Equipe M!
Foto: Equipe M!

Uma das mais importantes especialistas na área de infectologia da Bahia, Nanci Silva acredita que o novo coronavírus "veio parta ficar" e que a população continue, dentro deste cenário, adotando as principais medidas de prevenção, como o uso da máscara e o distanciamento social.

"Isso é absolutamente fundamental. Eu acho que talvez a gente não consiga mais ficar livre desse vírus e acho que ele veio pra ficar. Então, é extremamente importante que a gente ainda continue usando máscaras, mantendo o distanciamento e respeitando as normas, principalmente enquanto nós não tivermos uma vacina, absolutamente efetiva, que talvez não seja duradoura e que tenhamos que tomá-la anualmente", orientou ela, em entrevista ao podcast do Portal M!.

"A vacina será importante porque a gente já sabe que ela diminui o risco de adoecimento. E, mesmo aquelas pessoas que não foram absolutamente protegidas, ela pode determinar uma forma mais leve da doença. Eu diria que, neste momento, ainda é fundamental que a gente continue usando máscaras", salientou. 

Ainda sobre a vacina, Nanci disse que o imunizante, assim que disponível, só deve atender, incialmente, as pessoas que estão nos chamados grupos de risco.

"Otimista nós somos no sentido de ter uma vacina o mais rápido possível. Agora, te digo que, infelizmente, não será todo mundo vacinado. Não será uma vacina para todo mundo. Será inicialmente uma vacina para a população de maior risco. Profissionais de saúde, pessoas obesas, pacientes com comorbidades. Inicialmente deve ser assim. Estamos vivendo um outro momento da ciência. Consequentemente, as vacinas que estão sendo desenvolvidas - muitas delas, obviamente - estão passando por um processo de segurança e eficácia. É importante que a gente tenha essa compreensão", analisou.

Responsabilidades

Ao M!, a especialista pontuou a necessidade de, tanto o poder público, como a população em geral, assumirem as próprias responsabiliades no sentido de evitar a disseminação do vírus. Ela espera que o estado não volte a apresentar o mesmo cenário visto nos meses de maio e junho.

"A gente apanhou inicialmente com relação ao coronavírus, em talvez não acreditar que o nosso país fosse ser tão atingido. A doença estava em outros locais e não se ponderou que chegasse aqui na mesma intensidade. Acho que o momento mais difícil que nós vivemos, no período inicial de maio e junho, aqui na Bahia, espero que a gente não volte da mesma forma que a gente viveu com os hospitais todos lotados em relação ao coronavírus. Ainda não dá pra gente relaxar. Vivemos um momento muito difícil, melhorou, mas a gente está começando a ver um aumento no número de casos", afirmou

"Acho que essa pandemia é algo extremamente complexo. Infelizmente, a gente às vezes vê algo que deveria ser feito por pessoas mais influentes, só que isso não é real. Então, a população relaxa um pouquinho mais. É preciso que tanto órgãos públicos quanto da população individualmente essa responsabilidade. É difícil porque você também verifica que essa pandemia também mexe com a economia. As pessoas estão passando por dificuldades muito grandes. isso é real. Mas por outro lado você também tem que verificar a vida, que as pessoas estão perdendo. É difícil você juntar essas duas pontes, encontrar esse equílibrio, mas é absolutamente necessário. A gente compreende por um lado, mas a vida humana é muito maior do que tudo isso", ressaltou.

Confira na íntegra o podcast do M! com a infectologista, Nanci Silva, clicando no player abaixo: